Listagem de Questões sobre Geral
Em Psicanálise, o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica, é denominado de
resistência.
contra-transferência.
transferência.
deslocamento.
narcisismo primário.
A Escola Kleiniana
não focalizou as causas do fenômeno da adição às drogas em termos de prazer orgástico e oralidade, mas adotou um ponto de vista que sublinha a importância da fuga à dor e da tentativa de escapar à depressão e ao que é sentido como persecutório, permanecendo o adito fixado numa fase infantil muito primitiva, denominada posição esquizo-paranóide.
relacionou a psicopatologia da mania e do humor com o alcoolismo e a embriaguez, oferecendo assim as bases para uma compreensão profunda das toxicomanias.
relacionou as diferentes formas de drogadição com a satisfação de necessidades infantis primárias, tendo a toxicomania sua origem na fase anal do desenvolvimento.
considerou o alcoolismo uma neurose narcisista relacionada com a psicose maníaco-depressiva.
apontou que, na base de toda toxicomania, há uma "depressão tensa", sendo a tolerância ao sofrimento uma de suas características.
Um dos objetivos das intervenções de saúde pública no campo das substâncias psicoativas é prevenir as conseqüências adversas do consumo dessas substâncias, ou seja, minimizar prejuízos que drogaditos possam causar a si mesmos ou aos outros. Essa política é denominada de redução de
demanda, principalmente.
consumo, necessariamente.
oferta, obrigatoriamente.
danos.
drogas.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (ou DSM-IV) aponta como critério diagnóstico para identificar a Bulimia Nervosa (307.51), a presença de
episódios de hipofagia e métodos compensatórios inadequados para evitar perda de peso, além de queixa de dificuldade para manter o sono, decorrente da presença de pesadelos.
comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.
episódios recorrentes de compulsividade para comer e comportamentos inadequados para evitar perda de peso.
queixa de dificuldade para iniciar ou manter o sono.
ocorrência repetida de sonhos assustadores que levam ao despertar.
A Esquizofrenia simples é indicada, na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (F20.6), como
perturbações psicomotoras proeminentes que podem se alternar entre extremos, como hipercinesia e estupor ou obediência automática, e negativismo; atitudes e posturas forçadas podem ser mantidas por longos períodos.
um transtorno no qual sintomas esquizofrênicos e maníacos são ambos proeminentes no mesmo episódio de doença, sendo que a anormalidade do humor assume usualmente a forma de elação, acompanhada por aumento da auto-estima e idéias grandiosas, mas, às vezes, excitação e irritabilidade são mais óbvias e estão acompanhadas de comportamento agressivo e idéias persecutórias.
transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios para esquizofrenia ou para tipos psicóticos de transtornos e humor (afetivos) e transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios sintomatológicos para transtorno delirante persistente.
transtornos episódicos, nos quais ambos os sintomas, afetivos e esquizofrênicos, são proeminentes no episódio de doença, preferivelmente de forma simultânea ou, pelo menos, distam poucos dias uns dos outros.
um transtorno incomum, no qual há desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade para atender às exigências da sociedade e declínio no desempenho total, sendo que delírios e alucinações não são evidentes e o transtorno é menos obviamente psicótico do que os subtipos hebefrênico, paranóide e catatônico da esquizofrenia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}