Listagem de Questões sobre Geral
Em geral, estão entre os critérios de "cura" analítica
a modificação na qualidade das relações objetais, o menor uso de mecanismos defensivos, a obtenção de capacidade para suportar frustrações, absorver perdas e fazer o luto relativo às mesmas.
a aceitação da condição de isolamento, a diminuição das expectativas possíveis, a utilização da linguagem não verbal em substituição à verbal.
a aquisição de uma função de auto-análise que dispense totalmente a dependência de outras pessoas para a compreensão de actings malignos que o indivíduo venha a apresentar.
a aquisição de um sentimento de não identidade, consistente, mas instável, que permita que o indivíduo esteja sempre processando mudanças e a preservação de alguma dependência em relação às expectativas e mandamentos dos outros, que o mantenha sempre em experiência vincular.
uma parcial libertação das áreas autônomas do ego, que possibilite o uso coerente e articulado das funções de percepção, pensamento, linguagem, ação e criatividade, bem como a utilização de linguagem não verbal regressiva, sempre que ocorrer uma desorganização.
A atividade interpretativa do psicanalista leva aos insights do analisando, propiciando a obtenção de mudanças psíquicas. O insight que permite que as mudanças psíquicas sejam necessariamente traduzidas na práxis da vida real exterior, e que a mesma esteja sob o controle de seu ego consciente, com a respectiva assunção da responsabilidade pelos seus atos, foi denominado por David E. Zimerman de insight
intelectivo.
pragmático.
cognitivo.
afetivo.
reflexivo.
Para R. Horacio Etchegoyen, o contrato psicanalítico corresponde a
um conjunto de regras que visa a minimizar os riscos, para o analista e analisando, de envolvimento em processos de sobreproteção, controle onipotente, mania ou idealização, conforme o caso, oferecendo ao futuro analisando melhor segurança.
um documento escrito que define as estratégias que se deve utilizar para pôr em marcha o tratamento e os acordos a que se deve chegar com o paciente, a fim de realizar essa tarefa especial que é a análise.
estipular as normas pelas quais se desenvolverá a tarefa do diálogo entre analista e analisando, para que as dificuldades que venham a emergir depois possam ser superadas, uma vez que ficam definidos direitos e obrigações.
definir concretamente as bases do trabalho que se vai realizar, de modo que ambas as partes tenham uma idéia clara dos objetivos, das expectativas e também das dificuldades que comprometem o tratamento analítico, a fim de evitar que, depois, durante o curso da terapia, possam surgir ambigüidades, erros ou mal entendidos.
uma transação na qual o tipo de intercâmbio que deve se instaurar fique documentado, garantindo que as partes realizem a tarefa combinada, mesmo que surjam dificuldades, incluindo acordos sobre o emprego do divã, horários e honorários, o anúncio de feriados e férias, bem como a forma de pagamento. _________________________________________________________
Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo desempenha um papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano, sendo
vivido na segunda fase da evolução libidinal, aproximadamente entre os dois e quatro anos de idade, a qual é caracterizada por uma organização da libido sob o primado da zona erógena anal.
vivido no período máximo entre os três e os cinco anos de idade, durante a fase fálica, correspondendo a um conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais.
uma fase da constituição do ser humano que se situa entre os 6 e os 18 primeiros meses de idade, na qual a criança, ainda num estado de descoordenação motora, antecipa imaginariamente a apreensão e o domínio de sua imagem corporal e esta unificação imaginária opera-se por identificação com a imagem do semelhante como forma total.
uma etapa do desenvolvimento da criança caracterizada por organização, mais ou menos acentuada, da libido sob o primado de uma zona erógena e pela predominância de uma modalidade de relação de objeto.
a primeira fase da evolução libidinal, na qual o prazer sexual está ligado de forma predominante à excitação, da cavidade bucal e dos lábios, que acompanha a alimentação.
Sigmund Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, já que acreditava que nada ocorre ao acaso, muito menos os processos mentais. Denominou esse processo de
elaboração mental.
processos inconscientes.
instintos básicos.
Id.
determinismo psíquico.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}