Questões de Psicologia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. A gestão de carreira dos colaboradores visa planejar, juntamente com o colaborador, a trilha de carreira a ser percorrida para que ele se desenvolva na organização. As organizações podem adotar planos de carreiras diferentes: o plano de carreira vertical, também chamado de carreira em Y, no qual as promoções ou substituições podem ser feitas verticalmente (cargos mais elevados) ou o plano de carreira horizontal (cargos no mesmo nível, mas complexos ou envolvendo outras especialidades).

II. Nos quadros maníacos dos pacientes com transtornos de humor, há diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea, com hipervigilância e hipotenacidade. A atenção do indivíduo em fase maníaca salta rapidamente de um estímulo para outro, sem se fixar em algo. Já nos quadros depressivos, geralmente há diminuição geral da atenção, ou seja, hipoprosexia. Em alguns casos graves, ocorre a fixação da atenção em certos temas depressivos (hipertenacidade), com rigidez e alguma diminuição da capacidade de mudar o foco da atenção (hipovigilância).

III. Cultivar o enfoque preventivo, ou seja, trabalhar as relações interpessoais na escola, visando à reflexão e conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos envolvidos, não é uma das finalidades da psicologia escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Após o nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, os membros da família devem evitar buscar o auxílio ou mesmo a orientação de profissionais que possam ajudá-los a compreender e a adaptar-se melhor à nova realidade e à convivência com uma criança com tais necessidades.

II. O psicólogo é um profissional que pode desenvolver atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários de uma instituição de ensino, sendo-lhe vedado atuar em parceria com a coordenação da escola ou com os familiares dos alunos a fim de promover melhorias que trazem benefícios para os estudantes.

III. O psicólogo é o profissional que desenvolve, apoia e promove a utilização de metodologias e recursos para a melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, seja em relação à vida privada ou mesmo em relação a aspectos profissionais. Um exemplo disso é a utilização e a prescrição pelo psicólogo de medicamentos voltados para o tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O psicólogo deve realizar o cálculo do índice de rotatividade de uma organização bem como o cálculo do custo desta rotatividade. O índice de rotatividade deve ser acompanhado mensalmente, e analisado tanto em nível macro organizacional quanto em nível das equipes (setores da empresa). O índice adequado de rotatividade para uma empresa dever ser menor que 10% ao ano ou menor que 1% ao mês. Quanto ao custo total da rotatividade da equipe e/ou da organização, devem ser inclusos custos e tributos com rescisão/demissão (multas, fundo de garantia, aviso prévio, salários, férias, décimos terceiros, benefícios e impostos).

II. Nos casos de violência sexual em crianças, os testes psicológicos podem ter resultados que indicam a presença de sinais e sintomas que são observados com relativa frequência em vítimas de violência sexual. Destaca-se que os dados dos testes apenas mostram-se importantes e úteis quando confrontados e analisados com todas as demais informações obtidas na avaliação psicológica, pois não possibilitam estabelecer uma relação causal sobre a ocorrência da violência sexual.

III. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. Nesse contexto, o questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais, como a escola, o local de trabalho dos genitores e um clube determinam todo o seu desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que a personalidade de uma criança é fundamentalmente determinada pelas relações sociais não familiares que ela vivencia.

II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.

III. Prestar auxílio aos programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos não tenham papel preponderante, é um exemplo de participação do profissional de psicologia na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. As pessoas passam boa parte do tempo em escritórios, lojas, salas de aula, hospitais, fábricas etc. Assim, é importante que o local de trabalho não gere qualquer identificação com quem está executando determinada função. É importante, ainda, que o ambiente de trabalho seja pouco agradável e possua diversos elementos que causam a sensação de insegurança nos trabalhadores. Apenas com essas condições é possível aumentar o nível de motivação da equipe.

II. Vygotsky construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. A ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que costuma ser determinada através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.

III. Dentro das entrevistas diagnósticas e atendendo as tarefas de avaliação, existem: a entrevista de recepção (trata-se do primeiro contato com o cliente, quando se recolhe informação acerca do motivo da consulta, das áreas onde encontram-se os problemas, assim como dos comportamentos mais específicos e dos possíveis determinantes do mesmo); a entrevista amnésica, que recolhe e explora áreas mais abrangentes da história de vida atual e passada do cliente, com especial ênfase na gênese e evolução dos problemas apresentados e nos recursos do sujeito; e a entrevista de planejamento, na qual, depois de ter obtido toda informação relevante para o problema, conversa-se com o paciente acerca dos objetivos de intervenção e do programa que será implementado.


Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis