Questões de Psicologia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2020

Ao correlacionar luto e melancolia, Freud (1917) descreve semelhanças no quadro geral dessas duas condições. Situa, entretanto, que o luto não se aproxima de um processo patológico, ao contrário da melancolia. De acordo com Freud, luto e melancolia apresentam basicamente os mesmos traços, exceto por um, presente na melancolia e ausente no luto. Este traço é relativo a:

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo (Resolução CFP Nº010/05), julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F) com relação aos deveres fundamentais do psicólogo:
( ) Informar, quando solicitado, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo informações com amplo detalhamento, para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário; ( ) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional. ( ) Sugerir serviços de outros psicólogos sempre que não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, sendo opcional a transmissão de informações para a continuidade do trabalho; ( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;
Assinale a alternativa com a ordem CORRETA:

A Resolução CFP n.º 07/ 2003, que contemplava um Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, com foco na prestação de serviços decorrentes de avaliação psicológica, foi revogada pela Resolução CFP Nº06/2019. Sobre a nova Resolução é CORRETO afirmar:

A respeito da atuação do psicólogo na reforma psiquiátrica e na saúde mental, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I – É preciso recusar teorias que apontem no sentido da normalização e da mera adaptação dos sujeitos. É necessário, no lugar disso, buscar referenciais que subsidiem a perspectiva de atuar para produzir saúde, transformar subjetividades e emancipar os sujeitos. II – As práticas serão tanto mais exitosas quanto mais responderem às exigências de cada contexto, na direção da atenção psicossocial referenciada. A inovação das práticas deve gerar respostas diante da necessidade de intervenções dos projetos terapêuticos individualizados e as condições de cada território. III – O conhecimento teórico da Psicologia deve se colocar, diante de sua prática nos CAPS, como secundário, no sentido de que esse conhecimento deve estar a serviço e submetido ao referencial e às diretrizes orientadoras do processo da Reforma Psiquiátrica. IV – A construção de diagnósticos deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico deve ser buscado para responder quem é o sujeito, qual a sua doença, apresentando dificuldades que apontem as possibilidades de assistência da equipe.

O primeiro contato que o ser humano tem, ao nascer, é a família: primeiramente, com a mãe, por meio dos cuidados físicos e afetivos, e, paralelamente, com o pai e os irmãos, que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciarão no seu desenvolvimento psicossocial. Num segundo momento, tem a interferência da escola. Geralmente, nessa fase, o indivíduo já traz consigo referências de comportamentos, de orientação pessoal básica, devido ao contato inicial com a família. Já os meios de comunicação em massa são considerados como agente socializador, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, porém nem sempre eles têm consciência do seu papel no processo de socialização e na formação da personalidade do indivíduo. Na família e na escola, existe uma relação didática e, com a TV, a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal. O processo de socialização ocorre durante toda a vida do indivíduo por isso, esse processo segundo SAVOIA 1989 é dividido em etapas, assim é INCORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis