Questões de Psicologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2018

O delirium consiste em um quadro bastante evidente nos casos de alcoolismo, dadas as características psicomotoras. O DSM-5, com a classificação deste quadro pautada nessas características, demarca o delirium em diferentes subtipos. Assinale a alternativa que destaca esses subtipos de forma correta.

O delírio pode ser concebido como um transtorno do juízo, isto é, do pensamento devido a uma convicção extraordinária, não susceptível à influência e possui um conteúdo impossível. Com base nessa concepção, analise as proposições sobre as ideias deliroides.

I. O conjunto de vários sintomas decorrentes de ideias delirantes, tais como humor depressivo, ansiedade grave e ideação suicida.

II. Ideias delirantes secundárias a outro processo psíquico, mas com menor convicção que as ideias delirantes secundárias propriamente ditas.

III. O conjunto de ideias delirantes secundárias e das sobrevalorizadas são distintos do delírio primário por serem derivadas de outro fenômeno psíquico.

IV. Ideias deliroides são o mesmo que ideias sobrevalorizadas, isto é, convicções acentuadas por um estado afetivo muito forte compreendido pela personalidade do doente.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os critérios diagnósticos para a esquizofrenia no DSM-5 sofreram alterações no que concerne às características avaliadas. Essas alterações envolveram três atributos correspondentes a tais características e que serviram para a retirada dos especificadores relacionados ao transtorno citado. Assinale a alternativa que explicita corretamente esses atributos.

A classificação dos transtornos de personalidade no DSM-5 sofreu alterações nas características que diferenciam esses transtornos para fins diagnósticos. Tendo isso em vista, assinale a afirmativa correta.

Tomando por base a teoria psicanalítica, é possível identificar a formação de processos inconscientes que gravitam um campo grupal, tais como ansiedades, defesas e identificações. Com essa identificação, o terapeuta de grupo que adota essa abordagem pode melhor conter, por exemplo, situações ou aspectos de agressão manifesta. Além dos referidos processos, na dinâmica do campo grupal ocorre

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis