Questões de Psicologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2018

A partir do ponto de vista de Goulart & Sampaio (1998) sobre o estudo dos fenômenos sociais nas organizações pela POT, julgue os próximos itens.

I Uma enormidade de processos interativos está ocorrendo no cotidiano das organizações. Uma organização pode fundamentalmente apoiar ou limitar tanto quanto pode produzir ou reproduzir controladamente uma ação processual enquanto mecanismo de mediação humana. Isso configura a psicologia do trabalho enquanto ação processual a partir da psicologia social da organização, o que abre novas e teoricamente bem fundamentadas possibilidades de análise para o estudo e controle dos fenômenos sociais que ocorrem nas organizações.

II O interacionismo, em suas diversas modalidades, constitui um dos suportes teóricos possíveis para orientar o estudo dos fenômenos psicossociais que ocorrem nas organizações, visto que a concentração de processos sociais que ocorrem em seu cotidiano representa a oportunidade de as pessoas estabelecerem modelos de interação construídos ao longo de sua história social.

III As abordagens da psicologia social podem vir a representar marcos teóricos muito relevantes em termos de sustentação dos estudos empreendidos pela psicologia do trabalho, que, a partir deles, poderia se constituir em uma ciência aplicada com uma fundamentação teórica consistente, e não um amontoado de “dicas” e “receitas” para psicólogos que estejam se preparando para atuar nas organizações.

Assinale a alternativa correta.

Para Chanlat (1996), as publicações e reflexões sobre o comportamento organizacional geralmente focalizam temas como: motivação; liderança; comunicação; dinâmica de grupo etc., desconhecendo ou relegando a um plano secundário as contribuições das ciências políticas e da antropologia no ambiente das organizações. Com base nessa informação, assinale a alternativa incorreta.

Com base nos pressupostos de Antunes (2000) sobre o trabalho no “terceiro setor”, julgue os itens a seguir.

I Tem ocorrido historicamente uma retração do trabalho no denominado “terceiro setor”, especialmente em países capitalistas avançados, como EUA, Inglaterra, entre outros. Esse decréscimo do trabalho no “terceiro setor” decorre da retração do mercado de trabalho industrial e também da redução que começa a sentir o setor de serviços em decorrência do desemprego estrutural. Isso ocorre particularmente em empresas de perfil mais comunitário, nas quais predominam formas de trabalho voluntário que abarcam um amplo leque de atividades, sobretudo assistenciais, sem fins diretamente lucrativos, e que se desenvolvem um tanto à margem do mercado.

II As mutações organizacionais e tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão vêm afetando o setor de serviços que, cada vez mais, se submete à racionalidade do capital. Veja‐se, por exemplo, o caso da intensa diminuição do trabalho bancário ou da monumental privatização dos serviços públicos, com seus enormes níveis de desempregados, durante a última década. Assim, a partir de 1975‐1980, começou a se desenvolver uma redução no ritmo de crescimento do setor de serviços, ampliando os índices de desemprego estrutural.

III Se, dentro do “terceiro setor”, as atividades que vêm caracterizando a economia solidária têm a positividade de frequentemente atuar à margem da lógica mercantil, constitui‐se em um equívoco concebê‐la como uma real alternativa transformadora da lógica do capital e de seu mercado, como capaz de minar os mecanismos da unidade produtiva capitalista. Como se, por meio da expansão da economia solidária inicialmente pela franja do sistema, se pudesse reverter e alterar substancialmente a essência da lógica do sistema produtor de mercadorias e da valorização do capital. Em resumo: o “terceiro setor” não é uma alternativa efetiva e duradoura ao mercado de trabalho capitalista, mas cumpre um papel de funcionalidade ao incorporar parcelas de trabalhadores desempregados pelo capital.

Assinale a alternativa correta.

À luz das concepções de Zanelli (2004) sobre produção e gestão de conhecimento em organizações do trabalho, julgue os itens subsequentes.

I A produção de conhecimento pela POT ocorre por meio de seus estudos sobre fenômenos como comportamentos, relações entre pessoas e grupos, disposições, motivos, percepções, crenças, reações, atitudes, significados, valores e sentimentos, entre outros.

II O que torna a POT única (diferenciada de outras subáreas da psicologia) é o fato de que seu foco de interesse reside no estudo de fenômenos humanos em contextos de trabalho, como, por exemplo, estudos sobre os valores e os significados do trabalho e das organizações, estudos sobre a aprendizagem organizacional, estudos sobre comprometimento organizacional, estudos sobre educação corporativa, estudos sobre satisfação no trabalho etc. A produção desse conhecimento está atrelada às organizações do trabalho.

III A gestão do conhecimento produzido pela POT enfrenta alguns problemas. Um dos desafios para investigar fenômenos humanos em organizações reside em encontrar uma definição que represente ou corresponda a seu objeto e que convença outras pessoas de que essa definição seja adequada. Outro desafio é encontrar indicadores confiáveis e válidos que demonstrem os graus em que esses fenômenos estão presentes nos contextos em que devam ser estudados.

Assinale a alternativa correta.

No que se refere à administração de projetos e à sua relação com a estrutura organizacional de acordo com Schermerhorn (1999), julgue os próximos itens. I Um projeto organizacional é o processo de escolha e implementação de uma configuração estrutural. A escolha da estrutura organizacional apropriada depende de vários fatores, incluindo‐se aí seu tamanho, corpo de funcionários, seu posicionamento na sociedade, sua tecnologia e as decisões sobre a taxa de crescimento e sobrevivência. As grandes organizações não deveriam ser simplesmente versões ampliadas das menores. É necessária a administração desse projeto em virtude do tamanho da organização.

II Muitas organizações requerem estruturas organizacionais diferentes. Para essas organizações, é recomendável que o projeto siga uma estratégia organizacional. Uma estratégia organizacional pode ser conceituada como o processo de posicionar a organização em seu ambiente, levando‐se em consideração o detalhamento da implementação de ações.

III É condição sine qua non que a administração do projeto de estrutura organizacional abarque as progressões. Isso significa gerenciar o fato de que, conforme aumenta o número de seres humanos em uma organização a um ritmo de progressão aritmética, o número de interconexões possíveis aumenta em progressão geométrica.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis