Questões de Psicologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2017

Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico sindrômico é de esquizofrenia simples, devendo-se descartar a ideia de perversão.

Uma senhora procurou terapia por ter recorrentes pesadelos com cenas de violência sexual contra si. No decorrer do processo psicoterápico, a paciente revelou ter sofrido violência física e sexual por familiares e desconhecidos. Nas sessões de tratamento, ela manifestava comportamento infantilizado, além de ter recorrentes desmaios e picos de ansiedade que culminavam em fortes crises de asma.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsecutivos.

As manifestações de delírio na paciente são evidências de que ela necessariamente apresenta quadro psicótico.

No que se refere à entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes. Em se tratando de entrevista clínica inicial, diferentemente do que ocorre na entrevista com fins avaliativos, preconiza-se a utilização de elementos vocais, com o objetivo principal de conhecer queixa, não havendo interesse pela história de desenvolvimento dos comportamentos-problemas.

No que se refere à entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes. Gestos, olhar e forma de comunicação do entrevistado fornecem ao psicólogo, enquanto examinador, dados confiáveis a respeito dos sentimentos e das experiências do examinando.

No que se refere à entrevista psicológica, julgue os itens subsequentes. A entrevista clínica deve ser semidirigida, a fim de evitar as interpretações subjetivas do examinador.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis