Questões de Psicologia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2010

Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.

De acordo com DAVIS (2000), a emoção está presente quando se busca conhecer, quando se estabelece relação com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações e pelas ações dos indivíduos. O afeto pode assim ser entendido como a energia necessária para que a estrutura cognitiva passe a operar, isso significa que:

Com relação ao suicídio, é correto afirmar que

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

O psicólogo, durante o psicodiagnóstico, por tratar da vida psíquica do ser humano, deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos para abordar suas questões mais difíceis ou se ele está necessitando de psicofármacos.

Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

O parecer psicológico é uma manifestação técnica resumida acerca de uma questão focal do campo psicológico e, por isso, não se refere a diagnóstico. No parecer, quando não há respostas para determinado quesito, deve-se utilizar as expressões sem elementos de convicção ou aguardar evolução.

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento cognitivo comportamental em grupo para portadores de depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos. Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo psicólogo para esse programa.

Quando for identificada a ideação suicida ativa para um paciente, durante a avaliação de triagem, ele terá prioridade para ser aceito no programa e as sessões iniciais serão formuladas com foco nas cognições referentes às possíveis alternativas ao suicídio, de modo que o grupo se torne o principal suporte para esse indivíduo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis