Questões de Psicologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2009

Acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a seguir.

No ordenamento jurídico brasileiro, as pessoas com transtornos mentais que cometem crimes, embora consideradas inimputáveis, são submetidas a tratamento compulsório, perpétuo ou por longo período, por meio da internação em manicômios judiciários. Observa-se, no entanto, que o Ministério da Saúde vem apoiando experiências interinstitucionais com objetivo de tratar o infrator fora do manicômio judiciário.

Acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a seguir.

Os CAPS têm, entre outros, o objetivo de complementar a assistência hospitalar psiquiátrica, prestar atendimento clínico em regime de atenção diária e promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais.

Acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, julgue os itens a seguir.

A distribuição dos atuais serviços psiquiátricos no Brasil reflete o processo histórico de implementação nos estados de um modelo de desospitalização da assistência em saúde mental. A oferta atual de assistência em saúde mental, em sua maioria de serviços privados, concentra-se nos centros de maior desenvolvimento econômico do país, deixando vastas regiões carentes de qualquer recurso de assistência em saúde mental.

Com relação à atuação em Saúde Mental, assinale a alternativa incorreta.

Considerando a atuação do psicólogo na área de saúde é correto afirmar:

I. Sua atuação pode ser nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde e visa a facilitar a relação do indivíduo com a doença, bem como buscar o fortalecimento para lidar com as situações de crise.

II. É uma atuação frequentemente interdisciplinar que requer do psicólogo habilidade para atuar em grupos.

III. A atuação do psicólogo em hospitais necessita adaptação das técnicas aos espaços diferenciados de atendimento, como, por exemplo, em UTI, leito hospitalar, emergência.

IV. Este campo de trabalho está em crescimento no Brasil. Prova disso é o fato de o Ministério da Saúde exigir a inclusão de psicólogo em equipes de saúde, por exemplo, em equipes de UTI e do Programa de Saúde da Família.

V. A inserção do psicólogo nos serviços de saúde é um instrumento importante na consolidação do SUS, pois possibilita uma atuação social, interativa, coletiva e local, visando a fortalecer os laços de compromisso e responsabilidade de todos os atores envolvidos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis