Questões de Psicologia do ano 2009

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2009

Aprendizagem e mudança constituem fenômenos complexos no mundo do trabalho. Possuem interfaces e necessitam ser estudados na medida em que são fundamentais para que as organizações respondam, de maneira efetiva, às necessidades dos clientes, à regulamentação do governo e aos competidores. Acerca da aprendizagem, do conhecimento e da gestão do desempenho humano nas organizações, julgue os itens a seguir.

4Com base na gestão estratégica de pessoas, o monitoramento do desempenho permite a identificação das competências das empresas, tanto organizacionais quanto individuais.

Aprendizagem e mudança constituem fenômenos complexos no mundo do trabalho. Possuem interfaces e necessitam ser estudados na medida em que são fundamentais para que as organizações respondam, de maneira efetiva, às necessidades dos clientes, à regulamentação do governo e aos competidores. Acerca da aprendizagem, do conhecimento e da gestão do desempenho humano nas organizações, julgue os itens a seguir.

O desempenho no trabalho envolve o processo básico de expressão da competência profissional e é considerado como a manifestação do que o indivíduo aprendeu.

Aprendizagem e mudança constituem fenômenos complexos no mundo do trabalho. Possuem interfaces e necessitam ser estudados na medida em que são fundamentais para que as organizações respondam, de maneira efetiva, às necessidades dos clientes, à regulamentação do governo e aos competidores. Acerca da aprendizagem, do conhecimento e da gestão do desempenho humano nas organizações, julgue os itens a seguir.

No que diz respeito ao setor público brasileiro, a competência profissional pode ser entendida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando alcançar os objetivos da instituição.

Denise, fundadora de uma pequena empresa de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, descobriu que alguns dos seus quinze empregados levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. Sabendo que era importante compreender a comunicação que ocorria entre os empregados e entender como a maior parte da informação e influência realmente fluía em sua empresa, além de estar perturbada com o fato de não estar a par das informações de sua firma, Denise criou novo cargo — planejador de avaliações — para manter todas as pessoas interligadas. Desse modo, todos os trabalhadores da empresa conseguiriam obter as informações desejadas. O planejador de avaliações tinha a função de manter Denise informada acerca dos problemas e do fluxo de informações. Além disso, todos estariam incluídos na esfera dessas informações.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

Existe uma relação direta entre o grau de complexidade e o grau de formalização de uma estrutura organizacional.

Denise, fundadora de uma pequena empresa de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, descobriu que alguns dos seus quinze empregados levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. Sabendo que era importante compreender a comunicação que ocorria entre os empregados e entender como a maior parte da informação e influência realmente fluía em sua empresa, além de estar perturbada com o fato de não estar a par das informações de sua firma, Denise criou novo cargo — planejador de avaliações — para manter todas as pessoas interligadas. Desse modo, todos os trabalhadores da empresa conseguiriam obter as informações desejadas. O planejador de avaliações tinha a função de manter Denise informada acerca dos problemas e do fluxo de informações. Além disso, todos estariam incluídos na esfera dessas informações.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

O mecanismo utilizado pela fundadora para resolver a situação ilustrada foi a descentralização.

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