Questões de Psicologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2006

Hervé Ramon, no Prólogo do livro A causa dos alunos, escreve: "Um aluno, explica Marguerite Gentzbittel, não é apenas um cérebro e uma média trimestral. É uma roupa e acessórios, é pitoresco e intrigante, é carne e osso, é mentira e solidão, é ausência, preguiça, vida e, às vezes, morte." Tal qual diz o texto, é muito provável o psicólogo na escola ter de lidar com a morte de alunos. Numa ocasião desta, o mais indicado é o psicólogo

A Organização Didática de 2005 do CEFET/RN vai primar pela liberdade, construção e criação. Algumas das idéias que constam no texto desta Organização Didática são: "estimular o pensamento reflexivo"; "educação como um processo de formação na vida e para a vida"; "uma postura pedagógica que pressuponha mudanças de atitude"; "compreensão do conhecimento como inacabado e em permanente (re)construção"; "compreensão do estudante como sujeito construtor e reconstrutor do saber"; "busca do diálogo como fonte de aprendizagem e interação"; "atender a todos que busquem a instituição, independentemente de origem socioeconômoca, convicção política, gênero, orientação sexual, opção religiosa, etnia". Isso mostra a Organização Didática do CEFET/RN como contendo idéias

A revista Psicologia escolar e educacional, Volume II, número 2, de 1998, da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional), traz uma entrevista com Therezinha Lins de Albuquerque. Ela responde: "Percebi que a equipe de Psicologia era procurada pelos educadores com a expectativa de respostas e soluções prontas." Imaginando que no exercício da profissão de psicólogo no CEFET/RN surgisse uma demanda desta magnitude em sua direção, o mais adequado seria

O caminho seguido pelo CEFET/RN, no que tange à disciplina do discente, nem segue o modelo de uma disciplina rígida e punitiva nem segue o caminho de uma ausência total de disciplina em relação ao discente. O aluno possui uma relativa independência sem ser abandonado e sem deixar de ser olhado pela instituição. Podemos ver, neste caminho seguido pelo CEFET/RN, uma forma de

No livro Emoção na sala de aula, Ana Rita Silva Almeida, escreve: "A sala de aula é um ambiente onde as emoções se expressam". Se aceitarmos a idéia que a emoção está presente nas relações dentro da escola, que a emoção está presente no desenvolvimento escolar do aluno, então,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis