Questões de Psicologia do ano 2006

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2006

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A técnica de avaliação de desempenho denominada incidentes críticos focaliza a atenção do avaliador nos comportamentos-chaves que tornaram a ação do funcionário avaliado eficaz ou ineficaz. Assim, ela fornece um conjunto de comportamentos desejáveis e indesejáveis e não um conjunto de traços de personalidade. O principal problema desse tipo de técnica é a potencial ocorrência do efeito halo.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A utilização da avaliação de desempenho para se distribuir recompensa é inadequada, pois gera sentimentos de iniqüidade.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

Em um sistema de avaliação de desempenho, a ênfase deve ser dada aos comportamentos, em vez de traços (como lealdade, confiabilidade e coragem), visto que a avaliação de traços apresenta dois problemas relevantes: a dificuldade em se correlacionar o traço ao desempenho efetivo e a subjetividade em julgar e definir o traço.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

Em um processo de avaliação de desempenho, a percepção de iniqüidade pode influenciar negativamente a produtividade e o desejo de permanecer na organização bem como reduzir a motivação dos funcionários.

As atribuições de um psicólogo que trabalha em uma empresa exigem que ele domine práticas de gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento (T&D) e avaliação de desempenho. Considerando o domínio desse conhecimento, julgue os próximos itens.

A avaliação de impacto deve ser realizada imediatamente após a ação de T&D, de forma a se avaliar a percepção dos participantes com relação à qualidade do treinamento.

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