Questões de Psicologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2006

Em relação ao conceito de grupo no contexto da prática psicoterápica, é incorreto afirmar.

Sobre os fundamentos teóricos e técnicos do atendimento clínico psicoterápico com o adolescente, é incorreto afirmar que

No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:

I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.

II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.

III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).

Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".

Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.

Em relação aos fundamentos teóricos da Gestalt-Terapia, considere as seguintes afirmações:

I. O campo organismo/ambiente forma uma unidade inseparável, uma totalidade cujo significado emerge das inter e intra-relações entre as partes que formam um dado todo.

II. Contato é o processo psíquico ou comportamento pelo qual o indivíduo entra em relação consigo, com o outro e com o mundo em busca da diferenciação. É um processo ativo e consciente de ajustamento criativo e enfatiza o indivíduo como um ser relacional.

III. As formas como o organismo estabelece contato com seu meio e como o transforma podem ser mais ou menos saudáveis ou mais ou menos adoecedoras. A doença é uma perturbação no processo de formação- destruição-reforma de Gestalten, a qual interrompe o fluxo natural da experiência.

IV. É a dimensão do aqui-agora, com sua ênfase no sentir, nos afetos, nas sensações, no relacional, traz a possibilidade de transformação. Trata-se de valorizar o sentir acima do pensar; a experiência, acima do pensar sobre. É nesta perspectiva que se desconsidera a história de vida do indivíduo como relevante para compreensão de sua condição existencial.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis