Questões de Psicologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

O trabalho é produtor de significações psíquicas e contribui para a identidade social do indivíduo. Nos contextos organizacionais, ele pode estar na origem das vivências de prazer e de sofrimento dos trabalhadores e requerer dos profissionais que atuam nos campos de gestão de pessoas e da saúde atenção especial para a prevenção de riscos para a saúde mental. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Quando os trabalhadores demonstram, de forma recorrente e duradoura, sentimentos de satisfação, admiração pelo que fazem, criatividade, valorização e orgulho pessoal, o ambiente organizacional pode-se caracterizar pelo predomínio de vivências de prazer no trabalho.

A definição de características estruturais de uma organização depende, de modo geral, de dois grandes mecanismos: a divisão e a coordenação. Acerca do conceito de organizações, estruturas, processos e dinâmica, julgue os itens que se seguem.

A especialização horizontal refere-se ao modo pelo qual o trabalho é dividido dentro de cada nível hierárquico, e a especialização vertical trata, por outro lado, da divisão de trabalho entre os diferentes níveis hierárquicos de uma organização.

O ingresso e a permanência do psicólogo organizacional nas instituições devem ser balizados por princípios éticos que orientam a sua conduta profissional. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

A filosofia, os padrões e as normas vigentes em uma organização são secundários para a atuação do psicólogo organizacional, uma vez que esse atua diretamente sobre o indivíduo.

Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.

Em atendimento interdisciplinar, quando o psicólogo e o psiquiatra trabalham em parceria e discutem o tratamento farmacológico, é facultado ao psicólogo, eventualmente, fazer ajustes na prescrição medicamentosa do paciente.

Julgue os itens seguintes, que se referem a questões éticas em psicologia.

Ao psicólogo de um órgão público é vedado o atendimento ao funcionário que solicite acompanhamento terapêutico paralelo ao que já venha fazendo em clínica particular, sem o conhecimento do outro psicólogo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis