Questões de Psicologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

Planos de prevenção do fracasso escolar precisam priorizar o desenvolvimento neurológico da criança, desde a vida intra-uterina, quando a qualidade dos cuidados pré-natais pode determinar todo o processo de aprendizagem futura da criança.

Considerando a proposta de promoção da cidadania nas escolas públicas, julgue os itens que se seguem.

Aproximar a família da escola é um procedimento contraproducente para a implantação bem-sucedida de um projeto político-pedagógico porque, em geral, os costumes e hábitos familiares, principalmente da população desfavorecida, são incompatíveis com as práticas modernas previstas pelo projeto.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

A habilidade de comunicação é a essência das relações humanas. Na comunicação verbal, é preciso criar empatia com os ouvintes. O emissor da mensagem deve colocar-se no lugar do receptor; deve ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções desse receptor.

Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.

Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.

De acordo com a teoria freudiana, parte da energia libidinosa do paciente está sendo utilizada para satisfazer atividades da fase oral não-satisfeitas ou satisfeitas em excesso durante os dois primeiros anos de vida.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.

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