Questões de Psicologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

Sistemas de avaliação de desempenho estão se tornando cada vez mais importantes na atualidade. A diminuição das oportunidades de emprego e a acelerada perda de validade dos conhecimentos adquiridos por profissionais de todas as áreas vêm tornando o feedback avaliativo uma importante atividade de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subseqüentes.

Treinamentos de avaliadores para reduzir a ocorrência de erros de avaliação, conforme relatos de pesquisa, diminuem a precisão de seus julgamentos sobre o desempenho de outras pessoas.

Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.

Tendo em vista o sucesso de um programa de QVT, a cultura organizacional não deve ser orientada para desvendar o potencial criativo dos trabalhadores e, muito menos, para a participação efetiva dos trabalhadores no processo de tomada de decisão que afete o bem-estar individual e coletivo.

As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.

A avaliação do efeito de treinamentos no nível individual abrange as reações (satisfação do participante com o treinamento), a aprendizagem (nível de alcance dos objetivos instrucionais ou grau com que o indivíduo adquiriu os conhecimentos, as habilidades e atitudes descritas nos objetivos instrucionais) e o comportamento (aplicação do aprendido no trabalho ou transferência de treinamento).

As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.

A transferência de treinamento para o trabalho depende da qualidade do projeto instrucional, das características dos indivíduos treinados e do nível de aprendizagem alcançado pelo treinando, porém independe do ambiente de trabalho.

As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.

A avaliação de necessidades no nível individual descreve as tarefas e habilidades exigidas pelos trabalhos e tem como objetivo avaliar se e quanto os indivíduos sabem executar essas atividades.

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