Questões de Psicologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

Na Psicoterapia Breve de crianças, a focalização deve ser processada da seguinte forma, segundo E. Gilliéron:

Podemos afirmar que a maioria das ações do psicólogo com a pessoa deficiente tem ocorrido em instituições especializadas, o que significa que o serviço básico de saúde tem se omitido. O profissional de psicologia, neste contexto, pode facilitar para que a pessoa deficiente tenha acesso aos programas de saúde atuando de acordo com as afirmativas abaixo, com exceção de:

Institucionalmente, o processo de psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (paciente) pede que a ajudem, e outra (psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê- lo na medida de suas possibilidades. Neste contexto, não se constitui característica do psicodiagnóstico:

O Psicólogo inserido no trabalho de equipe multiprofissional, suscita discussões sobre como deve ser esse relacionamento. Há pelo menos dois olhares possíveis para quem trabalha nessa equipe. O primeiro como membro e o segundo como aquele que cuida dos cuidadores. Com base na situação descrita, para que o Psicólogo possa atuar de maneira eficaz, deve ainda:

I. Sensibilizar a equipe para os aspectos psicossociais que vêm favorecendo, impedindo ou dificultando a comunicação com seus pacientes.

II. Facilitar o intercâmbio entre diversos profissionais.

III. Coordenar as reuniões da equipe multiprofissional.

IV. Intervir nas ocorrências de desgastes, de forma que comprometa o envolvimento dos profissionais que atuam na assistência direta às pessoas.

V. No contexto hospitalar, focalizar sua atenção na doença, no paciente e em seus familiares.

Sobre a origem e desenvolvimento da função simbólica da criança, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis