Questões de Psicologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

A avaliação desse caso deve incluir, entre outros, o tipo de organização, a quantidade e a qualidade do material didático utilizado na sala de aula, o local onde a aluna se senta, a disposição das carteiras e a qualidade da interação do professor com a aluna.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

A avaliação da criança com dificuldade de aprendizagem deve considerar possíveis causas naturais, como inadequação metodológica, padrão pedagógico da escola e existência de conflitos na família do aluno, além de possíveis causas secundárias a patologias de base, como deficiência mental ou visual.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Uma classe de respostas inclui respostas com topografias diferentes, que têm o mesmo antecedente e estão sob controle de estímulos diferentes. Assim, o terapeuta precisa identificar a diferença entre os conseqüentes de cada uma das respostas de uma mesma classe antes que sua intervenção possa ser efetivada.

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

Queixas que impliquem apraxia e agnosia requerem avaliação da lateralidade e avaliação neurológica para formulação do diagnóstico.

Um rapaz de 25 anos de idade refere reconhecer como voz um som vindo do portão de sua casa. Essa percepção começou logo depois da morte de sua mãe, três meses antes, e o rapaz interpreta o fato como uma possível tentativa da mãe para se comunicar com ele. O fato tem gerado grande preocupação para a família, que teme pela sanidade mental do jovem. Familiares entrevistados relataram que o portão balança ao vento durante a noite e bate no portal, produzindo o ruído interpretado como voz. O rapaz já teria sido levado pelos familiares ao portão para observar esse movimento e constatar a origem do ruído. Ele foi, observou e concordou que o vento provoca a batida e o ruído, mas ainda insiste que o som produzido se assemelha a palavras cujo conteúdo seria tentativa de comunicação de sua mãe. O paciente não permitiu que o portão fosse trancado ou escorado, porque isso impediria a comunicação. A família informou também que o paciente não é alcoolista, não usa drogas ilícitas, não está em uso de qualquer medicamento, não é portador de doenças crônicas ou infecciosas no momento e não tem histórico de transtornos psicológicos ou psiquiátricos diagnosticados.

 Na situação acima relatada, se o rapaz fosse levado ao serviço de psicologia clínica de um hospital público, seria correto o psicólogo que o atendesse concluir que

a alteração descrita pode ser um automatismo mental, decorrente da forte emoção que o paciente sofreu com a morte da mãe.

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