Questões de Psicologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

A avaliação de desempenho é uma atividade que possibilita a aferição dos níveis de competência dos indivíduos no trabalho. Existem vários tipos de instrumentos ou escalas de avaliação, de treinamento de avaliadores e de estudos sobre o uso de múltiplas fontes de avaliação, desenvolvidos para minimizar a ocorrência de certos tipos de erro de julgamento. A respeito de avaliação de desempenho, julgue os itens que se seguem.

Escalas ancoradas em comportamento contêm descrições de comportamentos que ilustram ou ancoram os pontos ou códigos numéricos das escalas de pontuação.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

O relacionamento interpessoal é um processo bilateral. Contudo, é freqüente a ocorrência de uma via unilateral, como, por exemplo, na comunicação descendente. O feedback ilustra bem esse tipo de ocorrência, por ser uma atribuição precípua dos gerentes. O feedback eficaz deve ser genérico, de modo que o gestor possa abordar o aspecto global do desempenho de seus colaboradores.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

O gestor, como agente de transformação, deve implementar mudanças organizacionais que sejam proativas e orientadas ao desenvolvimento da organização. As alterações estruturais devem ser implementadas antecipadamente em relação à definição dos papéis funcionais que caberão aos membros das novas equipes de trabalho.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

O exercício da capacidade do saber avaliar, acompanhar eficazmente o desempenho dos colaboradores e tomar atitudes coerentes e cabíveis quando se identificam discrepâncias de desempenho ou produtividade intra-equipe é um modo de assegurar o cumprimento das metas com critérios de justiça para os membros da equipe.

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

A habilidade de se descobrir os talentos das pessoas com que se trabalha e de se identificar potencialidades que deveriam ser desenvolvidas de modo a agregar mais valor à organização é uma competência interpessoal que, praticada regularmente pelo gestor, preservará ou aumentará o nível de motivação dos colaboradores.

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