Listagem de Questões de Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução 007/2003, instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Segundo a Resolução mencionada, toda e qualquer comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas no manual e, sendo assim, um relatório ou laudo psicológico corresponde a
um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de justificar faltas e/ou impedimentos, afastamento e/ou dispensa do solicitante, declarando- o apto ou não para atividades específicas.
um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, por exemplo, o comparecimento do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário.
uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica, devendo ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico, consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, cujo resultado é indicativo e conclusivo quanto à correta ação judicial.
um documento que tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora a uma "questão-problema", no campo do conhecimento psicológico, por meio de avaliação especializada, expondo motivos sobre uma indicação decisiva e que deverá ser arquivado por um período mínimo de dois anos.
O Conselho Federal de Psicologia determinou, por meio da Resolução CFP No 002/2003, que o psicólogo, no exercício da sua profissão, somente poderá fazer uso de testes psicológicos que a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica
tenha avaliado e concedido parecer de aconselhamento de utilização restrita, tais como: teste HTP, Kuder e o Raven.
tenha avaliado e concedido parecer favorável até 2002, como, por exemplo, o Questionário Desiderativo, o 16PF e o CAT-H.
esteja avaliando, como, por exemplo, o Teste do Desenho (WARTEGG), o Inventário de Interesses Angelini e Thurstone e o BTAG-II.
tenha avaliado e concedido parecer favorável, como, por exemplo, o WISC-III (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), o TEI (Teste Equicultural de Inteligência) e o Rorschach – sistema compreensivo.
já tenha avaliado, porém aguardam parecer definitivo, como, por exemplo, o Teste D48, o Teste das Cores e o Teste Palográfico.
Segundo Jeremy D. Safran, o conceito de esquema se tornou um constructo teórico fundamental em modelos cognitivos de psicopatologia e psicoterapia e pode ser definido como
o processo de fazer e testar previsões rigorosas a respeito do modo como o conhecimento é representado.
uma representação cognitiva genérica que a mente extrai durante a exposição a casos particulares de um fenômeno, que guia o processamento de infomações e a implementação da ação.
o processo que integra as esferas cognitivas e interpessoais no desenvolvimento e na manutenção de problemas emocionais.
pensamentos automáticos que representam o material cognitivo diretamente acessível, combinados para construir um senso de self no presente.
regras tácitas superiores que são abstraídas para descrever os princípios que guiam a auto-avaliação por parte do cliente.
Na História da Psicologia é possível encontrar diferentes formas e modalidades de trabalho em grupo, propostas por variados autores. O Grupo de Encontro proposto por Carl R. Rogers pretende
acentuar a percepção física e a expressão, através da análise dos movimentos espontâneos e outras formas semelhantes.
acentuar as capacidades das relações humanas, através de uma perspectiva terapêutica gestaltista, em que um terapeuta experiente se centra num indivíduo de cada vez, porém, sob um ponto de vista diagnóstico e terapêutico.
acentuar o crescimento pessoal, bem como o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais, através de um processo experiencial.
desenvolver a capacidade de liderança analítica.
desenvolver maiores laços de união e equipes de trabalho eficazes, no ambiente organizacional.
Em um paciente oligofrênico, a característica comumente encontrada é a:
atenção;
imaginação;
memória;
compreensão;
iniciativa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}