Listagem de Questões de Psicologia
Um dos objetivos das intervenções de saúde pública no campo das substâncias psicoativas é prevenir as conseqüências adversas do consumo dessas substâncias, ou seja, minimizar prejuízos que drogaditos possam causar a si mesmos ou aos outros. Essa política é denominada de redução de
demanda, principalmente.
consumo, necessariamente.
oferta, obrigatoriamente.
danos.
drogas.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (ou DSM-IV) aponta como critério diagnóstico para identificar a Bulimia Nervosa (307.51), a presença de
episódios de hipofagia e métodos compensatórios inadequados para evitar perda de peso, além de queixa de dificuldade para manter o sono, decorrente da presença de pesadelos.
comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.
episódios recorrentes de compulsividade para comer e comportamentos inadequados para evitar perda de peso.
queixa de dificuldade para iniciar ou manter o sono.
ocorrência repetida de sonhos assustadores que levam ao despertar.
A Esquizofrenia simples é indicada, na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (F20.6), como
perturbações psicomotoras proeminentes que podem se alternar entre extremos, como hipercinesia e estupor ou obediência automática, e negativismo; atitudes e posturas forçadas podem ser mantidas por longos períodos.
um transtorno no qual sintomas esquizofrênicos e maníacos são ambos proeminentes no mesmo episódio de doença, sendo que a anormalidade do humor assume usualmente a forma de elação, acompanhada por aumento da auto-estima e idéias grandiosas, mas, às vezes, excitação e irritabilidade são mais óbvias e estão acompanhadas de comportamento agressivo e idéias persecutórias.
transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios para esquizofrenia ou para tipos psicóticos de transtornos e humor (afetivos) e transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios sintomatológicos para transtorno delirante persistente.
transtornos episódicos, nos quais ambos os sintomas, afetivos e esquizofrênicos, são proeminentes no episódio de doença, preferivelmente de forma simultânea ou, pelo menos, distam poucos dias uns dos outros.
um transtorno incomum, no qual há desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade para atender às exigências da sociedade e declínio no desempenho total, sendo que delírios e alucinações não são evidentes e o transtorno é menos obviamente psicótico do que os subtipos hebefrênico, paranóide e catatônico da esquizofrenia.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu 17o artigo (Das relações com a Justiça), determina que o psicólogo
não escusar-se-á de funcionar em perícia que escape à sua competência profissional, desde que busque conhecimentos para tal.
colocará seu conhecimento à disposição da Justiça, no sentido de promover e aprofundar uma maior compreensão entre a lei e o agir humano, entre a liberdade e as instituições judiciais.
agirá sem isenção, expondo o que tiver conhecimento por meio do seu trabalho.
poderá ultrapassar, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão, desde que justifique sua posição.
poderá ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento, em situações consideradas especiais.
Segundo a definição de especialidades em Psicologia apresentada pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução 002/2001, o psicólogo que atua em instituições de saúde, oferecendo e desenvolvendo atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou recuperação da saúde física e mental e que, no trabalho interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, fornecendo aporte de informações pertinentes à sua área de atuação, bem como, na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe, é o psicólogo especialista em
Psicologia Hospitalar.
Psicopedagogia.
Psicomotricidade.
Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Psicologia Jurídica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}