Listagem de Questões de Psicologia
Tentando discutir os processos de poder das organizações, Jay W. Lorsch (in: Lobos,1978) destaca algumas variáveis que podem ser utilizadas para compreender como o poder pode ser exercido pelos subordinados de baixo nível nas organizações. Das opções abaixo, assinale a que expressa corretamente as idéias do referido autor sobre o assunto.
O poder da especialização técnica sempre será ilimitado, mesmo que seja fácil substituir o especialista.
A despeito de outros fatores, a localização e posição de uma pessoa no espaço físico e/ou social de uma empresa não têm influência sobre o exercício do poder.
Apesar de reconhecer a influência das posições ocupadas pelas pessoas em seus comportamentos, não se pode admitir que os papéis sociais sirvam como força de moderação nos processos de influência.
O modo mais eficaz para os subordinados adquirirem poder é obterem, manterem e controlarem o acesso às informações, pessoas e instalações.
Bergamini (1980), citando Beckhard (in: Desenvolvimento Organizacional, Estratégias e Modelos), apresenta uma nova escala de valores que começa a surgir dentro do ambiente humano na empresa a partir da concepção de Desenvolvimento Organizacional, que tem como ponto central as pessoas dentro das organizações. As afirmativas abaixo expressam corretamente itens dessa nova escala de valores, EXCETO:
"O homem deve ter opções no seu trabalho e no seu fazer."
"O poder de que os chefes estavam previamente investidos pode ser mantido, não sendo necessário alterá-lo."
"O homem é e deve ser mais independente."
"O homem deve esforçar-se para atender às necessidades de ordem mais elevadas para sua autovalorização e para constatar seu próprio potencial."
Segundo Amado e Guittet (1978), vários fatores devem ser levados em conta ao se preparar uma reunião de grupo. Todas as opções abaixo expressam corretamente esses fatores, EXCETO:
A capacidade de escutar e o profundo conhecimento do problema são características indispensáveis a todos os componentes do grupo.
O modo pelo qual é percebida a necessidade de se provocar uma reunião é determinante do bom andamento da mesma.
É preciso estar atento aos motivos oficiosos, inconfessos que ao lado ou em lugar do objetivo operacional podem ser responsáveis pela reunião.
O número de participantes é fundamental. O melhor número para um trabalho de grupo acha-se entre seis e dez participantes.
Sobre os diversos Tipos de Reuniões, na concepção de Amado e Guittet (1978), é INCORRETO afirmar:
A reunião de informação descendente visa transmitir uma informação ao grupo.
A reunião de tipo conversacional corresponde a necessidades mais afeti-vas.
A reunião de pesquisa visa recolher informação vinda do grupo.
A reunião para analisar seu funcionamento acontece quando um grupo tem prazer em reunir-se e a comunicação é consumatória.
Segundo Amado e Guittet (1978), "A psicanálise melhorou incontestavelmente a compreensão das comunicações nos grupos." Considerando a relação que os autores estabelecem entre grupo e aparelho psíquico numa perspectiva psicanalítica, é INCORRETO afirmar:
O nível consciente do grupo seria constituído pela linguagem manifesta, o que é realmente dito por alguém.
O superego é representado pelos interesses da totalidade do grupo, é muitas vezes encarnado pela pessoa do líder.
O inconsciente é o universo do não-dito.
O id é o pólo pulsional do grupo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}