Listagem de Questões de Psicologia
Em Psicologia, ao desenvolvimento satisfatório de um relacionamento entre o terapeuta e seu paciente dá-se o nome de:
contratransferência.
sedução.
rapport.
simpatia.
relação amigável.
O psicólogo hospitalar, atuando na equipe interdisciplinar, deve:
trabalhar com cuidados paliativos só casos em que os médicos recusem fazer esse tipo de tarefa.
comunicar ao paciente sobre um diagnóstico sombrio, nos casos em que o médico responsável esteja ausente.
estar apto a trabalhar com home care, cuidados paliativos e também com os medos, temores e ansiedades da própria equipe em relação à morte.
sensibilizar seus pacientes no sentido de que a melhor recuperação se dá no hospital, no caso dos pacientes que querem voltar para se tratarem em seu lar.
convidar os pacientes de enfermaria para serem atendidos sempre em ambulatório, visto que não há como se fazer atendimento psicológico em enfermarias.
Ao método qualitativo de pesquisa, que é realizado numa situação interativa entre duas pessoas (entrevistado e entrevistador), que favorece o uso de outras possíveis fontes e vieses por parte de ambos, e que pode ser iniciado com uma pergunta guia ou disparadora, dá-se o nome de:
questionário.
entrevista aberta.
entrevista fechada.
estudo de caso.
Segundo Valdemar Augusto Angerami Camom, foi a partir do desenvolvimento da Psicologia no Brasil que a própria Psicologia, enquanto ciência, redefiniu conceitos teóricos, ganhou espaço e notoriedade junto à sociedade e à comunidade científica. Baseado nesses aspectos históricos da Psicologia Hospitalar, é correto afirmar que:
a Psicologia Hospitalar transformou tanto a realidade institucional quanto a realidade do próprio profissional de Psicologia.
as perspectivas da Psicologia Hospitalar não são promissoras como o esperado, pois seu avanço no mundo acadêmico não tem ocorrido de modo abrangente ou sistematizado.
o trabalho do psicólogo no hospital impõe a este um repensar da própria trajetória de suas conquistas e realizações, no sentido inclusive de começar a se tornar polivalente nas tarefas.
a Psicologia Hospitalar, enquanto atividade, veio acrescer, ao profissional de psicologia, exigências, como a aquisição de novos valores e a definição de novos objetivos, levando-o a lutar, juntamente com as famílias e com os seus pacientes, contra a "ordem médica".
a Psicologia Hospitalar é o questionamento da prática médica numa atuação determinada pela direção hospitalar
Do ponto de vista epistemológico, como a Psicologia Hospitalar, enquanto disciplina, incide e abre espaços criativos, introduzindo o novo no campo dos saberes e práticas psicológicas e psicanalíticas?
Não é papel da Psicologia Hospitalar introduzir questões novas no campo dos saberes e práticas psicológicas e psicanalíticas, para que uma multiplicidade de psicologias não seja criada.
No campo hospitalar, a Psicologia se voltará para uma perspectiva epistemológica sim, porém sem permitir que questões éticas passem a ocupar um lugar decisivo para ela.
Fazendo com que valores pretensamente transcendentais da moral e da epistemologia, como por exemplo o bem, o justo e o verdadeiro, sejam cada vez mais modificados na prática do psicólogo.
São os momentos de crise que levam à perda da exclusividade e da dominância do pensamento. A partir desses momentos, a Psicologia Hospitalar vai então se inserir no contexto, abrindo espaço para novos saberes, levando às disciplinas um lugar de interdisciplinaridade.
Para o saber psicológico, o novo é tudo aquilo que já existia, mas não fora ainda descoberto.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}