Listagem de Questões de Psicologia
Em seu trabalho na área hospitalar o psicólogo é freqüentemente solicitado a emitir parecer sobre o paciente. As questões que mais requerem um exame pormenorizado dizem respeito:
às condições emocionais do indivíduo para ser informado acerca do diagnóstico e do prognóstico de sua doença, do nível de aceitação e colaboração ante o tratamento da hospitalização e dos procedimentos médicos, bem como das fantasias e expectativas que possam estar interferindo em seu processo de recuperação.
ao entendimento claro e à informação sobre o efeito farmacológico que os medicamentos que o paciente passou a utilizar, eventualmente, podem produzir no seu organismo, alterando-o em sua bioquímica e funcionalidade.
ao encaminhamento do paciente por parte do médico para a avaliação e assistência psicológicas.
à atuação preventiva realizada pelo psicólogo e à descrição pormenorizada da problemática fundamental, visando facilitar a resolução desses problemas, da forma mais adequada e breve possível.
à adaptação do paciente em relação à situação da doença e em relação à terapia.
Entrevista psicológica é um instrumento fundamental de acesso ao paciente. Segundo José Bleger (1977), o principal objetivo da entrevista é o de investigação. A partir disso, podemos afirmar que:
seu uso não tira a especificidade clínica, ao contrário, reafirma-a.
seu objetivo é radicalmente idêntico ao objetivo da psicoterapia.
seu objetivo é conhecer o entrevistado, para nos orientar quanto ao tipo de conduta psicológica adequada, sendo igualmente importante, realizar em seu percurso, intervenções interpretativas e colaborar com a aprendizagem do paciente.
na anamnese, sua finalidade se resume à compilação de dados e interpretação do paciente.
a psicoterapia, assim como acontece com a entrevista psicológica, tem por finalidade primordial a investigação da personalidade do indivíduo.
No que se refere a técnica(s) de entrevista, o que é indicado no contexto hospitalar?
Que o psicólogo avalie o que pode esperar do paciente, o que ele necessitará e, sobretudo, o que pode lhe oferecer dentro da situação atual, deixando que ele mesmo guie e planeje a psicoterapia.
A entrevista psicológica, no âmbito hospitalar, obedece às mesmas normas e regras de toda entrevista, porém deve-se explicar ao paciente logo no primeiro encontro que o foco eleito pelo terapeuta será sempre a queixa trazida por ele.
A utilização da técnica focal que vai marcar o início de uma relação entre psicólogo e paciente, e através dela evita-se propor o luto dessa relação em seu momento inaugura
Que o profissional estará muito bem preparado para conduzir a entrevista, tendo também desenvoltura clínica para desenvolvê-la.
Recomenda-se o uso da técnica focal, no sentido de que estamos compreendendo o paciente levando-se em consideração seu momento vital, isto é, a doença e a hospitalização.
Em relação à atenção primária, quais são os aspectos, em que se pode diferenciar o ambulatório de um hospital de um ambulatório vinculado ao Centro ou Posto de Saúde?
O ambulatório de um hospital requer finalidade, abrangência populacional, recursos diagnósticos e terapêuticos, que lhe assegurem uma posição de recurso terciário e quaternário nas ações de saúde.
O ambulatório de um Posto de Saúde destina-se à atenção primária profilática de saúde de varias comunidades vizinhas.
Geralmente, o ambulatório de Centro ou Posto de Saúde conta com um vasto arsenal diagnóstico.
No ambulatório de um hospital atende-se a uma comunidade maior e mais homogênea.
Como deve proceder o psicólogo no atendimento em ambulatórios?
No diagnóstico e tratamento (com internação).
Com registro e segmentos de todas as intervenções realizadas (invasivas ou não), e durante cada etapa da internação.
Recuperação e reabilitação aliados a possibilidade de ações preventivas e acompanhamento no leito, caso seja necessária internação.
Acompanhar o começo, o meio e o fim do ciclo da doença, orientando o paciente que o melhor lugar para tratá-lo é sempre o hospital.
Acompanhando o ciclo do doente nas situações de diagnóstico e tratamento (sem ou pré- internação).
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}