Listagem de Questões de Psicologia
Ao avaliar a leitura, o psicopedagogo deve explorar:
apenas um tipo de leitura escolhido pelo profissional, mas que contenha os elementos básicos para uma avaliação segura;
leitura recreativa (histórias), leitura informativa (regras de jogos), enunciado dos problemas, desafios e questões diversas;
principalmente a leitura de poesias em forma de quadras, com rimas pobres, mas que sejam recreativas (histórias) e informativas (regras de jogos);
apenas leitura de trava-língua, inserindo o lúdico como desafio permanente;
textos com grandes gravuras, e apenas uma palavra, para forçar a leitura não-verbal em oposição à leitura linear.
Ao avaliar a leitura em voz alta, o psicopedagogo verifica a:
pontuação e a respiração do aprendente, considerando o ritmo impresso à leitura;
troca de letras como dado de maior expressão, para encaminhar o aprendente a um especialista;
dificuldade em fazer a pontuação, como decorrência da falta de ritmo na leitura;
omissão de sílabas, como sintoma de problemas articulatórios graves;
entonação, a pontuação, a junção, a omissão e o deslocamento de letras, sílabas, palavras e frases.
Ao final de uma leitura, o psicopedagogo necessita verificar se o aprendente compreende o texto, se é capaz de sintetizá-lo. Essa verificação pode ser feita por meio de:
dissertação, com um mínimo 40 linhas, sobre o assunto lido, na qual manifeste seu pensamento com clareza, coerência e concisão;
questionário de várias perguntas, respondido por escrito, retirando pontos caso ocorram erros de ortografia;
desafio lançado ao aprendente para que diga em apenas uma frase de que trata a história, o texto e, dialogando, verificar se é capaz de hierarquizar os fatos, se captou a seqüência temporal e se estabelece relação de causalidade;
desafio feito ao aprendente no sentido de responder oralmente a vasto questionário sobre o texto lido, cuidando para que as respostas reproduzam textualmente o que foi lido;
texto idêntico ao lido pelo aprendente, com lacunas em branco, que serão preenchidas com as palavras que faltam, devendo-se estipular um tempo de 3 segundos para cada lacuna.
Segundo Maria Lúcia Lemme Weiss, "É preciso resgatar, desde o diagnóstico, o hábito de ler, criandose a idéia de atividade prazerosa". De acordo com o pensamento da autora, o psicopedagogo, ao avaliar a leitura deve:
selecionar textos complexos que obriguem o aprendente a forçar a capacidade de concentração;
selecionar textos do interesse do aprendente e adequados ao seu nível de escolaridade;
apresentar reportagens sobre economia internacional, como uma maneira de integrar o aprendente no processo de globalização;
oferecer aos adolescentes coletâneas de textos alusivos à adolescência no século XVI;
usar apenas revistas em quadrinhos, dispensando livros, crônicas e reportagens.
A técnica diagnóstica "Hora do Jogo" geralmente é realizada com crianças até nove anos, pois depois dessa idade observamos que as crianças:
não conseguem mais abstrair o pensamento, envolvidos que estão na realidade concreta:
embora gostem da técnica, ainda não atingiram o nível mental que permita respostas corretas;
tornam-se desatentas e hiperativas, não se adequando a atividades que impeçam movimentos com gasto de energia;
preferem jogos de regras, e uma atividade superada pode torná-las confusas;
só têm interesse por jogos motores que despertam nelas a hiperatividade e a desconcentração.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}