Listagem de Questões de Psicologia
O material utilizado na prova de Quantificação da Inclusão de Classes é composto por:
círculos vermelhos e azuis;
bastonetes de madeira;
seis fichas de cores diferentes;
duas barrinhas de massa plástica de cores diferentes;
um ramo com dez margaridas e duas ou três rosas.
As Provas do Diagnóstico Operatório são compostas por:
duas argumentações sobre a conservação do volume;
argumentações e contra-argumentações sobre a seriação de bastonetes;
provas de classificação, conservação, seriação e provas para o pensamento formal;
investigações referentes às relações lógicas no manejo das classes;
investigações sobre o domínio que o aprendente possui de si mesmo.
A informática é mais um recurso utilizado pelo psicopedagogo nos processos diagnóstico e terapêutico. O uso do computador possibilita observações importantes como:
o entretenimento preferido pelo aprendente, dentre as inúmeras opções que a indústria de softwares vem desenvolvendo, para se verificar se opta por jogos com maior ou menor grau de violência;
os níveis de solução de problemas, a lógica usada na busca de soluções, o nível de atenção e o foco na tarefa, a memorização de novos comandos e seqüências funcionais, o nível de resistência à frustração;
o conhecimento de softwares infantis e o domínio desses programas na geração de idéias que permitam verificar a capacidade do aprendente para solucionar problemas no hardware;
o conhecimento dos princípios da informática relacionados a programas de hardware, a periféricos e utilização da internet;
a relação que o aprendente tem com a informática e como usa os recursos como Internet e Intranet, bem como a sua capacidade de utilização de mensagens nos endereços eletrônicos.
Se um psicopedagogo está avaliando um aprendente, que está cursando a 3ª série do ensino fundamental e tem uma queixa de dificuldade especificamente em matemática, há necessidade de se avaliar mais detalhadamente:
se resolve corretamente cálculos que envolvam raiz quadrada aplicados em questões concretas de seu diaa- dia;
se opera mentalmente a multiplicação de números decimais, principalmente as relacionadas a operações de câmbio e ações de bolsas de valores;
a resolução de equação de 2º grau que envolvam situações de juros simples e compostos;
o raciocínio matemático, o cálculo, a leitura e compreensão de problemas e questões;
o conhecimento de geometria a partir da proposição de problemas em cuja leitura estejam presentes figuras do mundo concreto do aprendente.
Ao avaliar a escrita do aprendente o psicopedagogo atém-se:
aos aspectos que auxiliem na compreensão da queixa formulada no início do processo diagnóstico;
aos erros, corrigindo-os como se fosse uma prova que valesse nota e da qual dependesse o aprendente para ser promovido de uma série para a outra;
apenas à má caligrafia do aprendente e à falta de estética do texto escrito;
somente ao número de vezes que o aprendente usou a borracha, para avaliar-lhe a dependência deste material;
especialmente à força com que o aprendente segura o lápis e com isso verificar o desgaste do material utilizado.
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