Questões de Português da UFMG

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TEXTO 4 RECADO AO SENHOR 903
      Vizinho, quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois da sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome, nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros […] Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio. [...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
BRAGA, Rubem. Para gostar de ler: crônicas. “Recado ao Senhor 903”. Rio de Janeiro: Ática, 1991. (Adaptado).

 Assinale a afirmativa que NÃO pode ser comprovada pelo texto.

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Texto 2      O que torna um homem sozinho? Por que uma pessoa, rodeada de tantas outras, vivendo em uma cidade com tanta gente, morando em uma casa com vizinhos por todos os lados, se isola, se volta para dentro de si mesma, tem poucos e raros amigos? Não conheço a resposta, mas meu pai se tornou um homem sozinho por causa de sua posição política. Ou, dito de outra forma, por causa de seus sonhos. […]
VAZ, Fernando. É proibido ser diferente. São Paulo: FTD, 2000, p. 19.

No trecho: “se volta para dentro de si mesma”, o único termo destacado que não pertence à mesma classe do se, nessa frase, é 

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Texto 1 
   Não serão as ideologias por acaso a desgraça do nosso tempo? O pensamento criador submergido, afogado pelas teorias, pelos conceitos dogmáticos, o avanço do homem travado por regras imutáveis?      Sonho com uma revolução sem ideologias, onde o destino do ser humano, seu direito a comer, a trabalhar, a amar, a viver a vida plenamente não seja condicionado ao conceito expresso e imposto por uma ideologia, seja ela qual for. Um sonho absurdo? Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar.
AMADO, Jorge. O menino grapiúna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 53.


Com base na leitura do texto, é CORRETO afirmar que o autor 

Leia este resumo de um artigo científico.

RESUMO: Considerando a evolução e os impactos da tecnologia no mercado, sobretudo a aceleração do uso de plataformas digitais nos últimos anos, o presente artigo tem como problema de pesquisa compreender: qual é o atual cenário do Marketing Digital na literatura acadêmica? Pretende-se investigar por meio da meta-análise a evolução do Marketing Digital em pesquisas. Tal investigação tem o intuito de contribuir com o campo, ao registrar a evolução do estado da arte que envolve o tema nas pesquisas no período de 1988 a 2020. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo; no entanto, a abordagem predominante é a quantitativa, devido à utilização de técnicas bibliométricas para a condução da pesquisa. Verificou-se que, embora a evolução de publicações relacionadas ao tema apresente evolução que coincide com a popularização da internet nos anos 2000, apenas em 2009 o interesse pelo tema se consolidou. Concluiu-se que os frutos da relação entre a popularização dos meios digitais e as características do Marketing que originaram o conceito de “Marketing Digital” resultaram em evolução das pesquisas em escala global com picos de interesse após decreto de pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19). A contribuição desta pesquisa é ampliar a meta-análise acerca do tema, pois consta-se que, embora tenha havido aumento das publicações, ainda pouco tem se produzido em termos de metabibliometria em Marketing Digital nos últimos anos. 
CHAGAS, Thales A. P.; LIMA, Leandro C.; CORRÊA, Fabio; GOSLING, M. de Sevilha. Marketing Digital: uma análise metabibliometrica. XIV CASI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Disponível em: http:// congressocasi.com.br/wp-content/uploads/2022/05/XIV-CASI_Programa%C3%A7%C3%A3o-geral_vfinal.pdf. Acesso em: 24 out. 2022. [Adaptado].

Considerando as informações apresentadas nesse resumo, constata-se que, 

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