Questões de Português da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da FUVEST

#Questão 1054935 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

Em Por que ler os clássicos, Calvino assinala que as leituras feitas:  

#Questão 1054944 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

Entre os fatores que podem interferir e produzir variação linguística, de acordo com Bortoni-Ricardo, na obra Educação em língua materna, se destacam:  

#Questão 1054936 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

Ítalo Calvino, na obra Por que ler os clássicos, reflete sobre o que seria exatamente um “clássico”. Uma de suas conclusões é a de que um “clássico”: 

#Questão 1054937 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

Em uma aula do 2º ano do Ensino Médio, o professor de língua portuguesa estabeleceu como foco de trabalho o estudo dos gêneros textuais, sobretudo gêneros nãoficcionais. O foco seria na tipologia dos gêneros e não tanto em sua função. Sua colega, por sua vez, desenvolvendo o mesmo trabalho com gêneros, optou por focar na função dos textos e não em sua tipologia.
Seguindo a definição de Camps, no ensaio “Texto, processo, contexto, atividade discursiva: diferentes pontos de vista sobre a atividade de aprender e de ensinar a escrever”, é possível dizer que os professores, respectivamente: 

#Questão 1054938 - Português, Interpretação de Textos, FUVEST, 2022, USP, Professor - Língua Portuguesa

Anna Camps aponta que:
"A pesquisa sobre o texto e os processos de produção e compreensão textual e também sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita tiveram nos últimos 50 anos um desenvolvimento sem igual. Os enfoques teóricos e metodológicos a partir dos quais se abordaram esses objetos são diferentes – às vezes, complementares, às vezes, opostos."
Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2005.

De acordo com a autora, seria possível compreender as diferentes correntes teóricas a partir dos focos de atenção que estas dariam à produção textual. Dessa forma, o formalismo, o construtivismo, o socioconstrutivismo e a escrita como atividade discursiva teriam como foco de atenção prioritária, respectivamente: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis