Questões de Língua Portuguesa da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUNCAB

Sobre os elementos em destaque em “O nome justo e certo para O que eu estava fazendo” é correto afirmar, considerando a ordem de ocorrência na frase, que:

Assinale a alternativa em que a substituição feita nos fragmentos extraídos do texto torna o uso do acento grave obrigatório.

Os dois-pontos e as vírgulas usadas em “É fruta que recusa o comércio: não dura, amassa na manipulação, fere-se, fica passada, mela, fermenta.”, foram empregados, respectivamente, para:

Em relação ao emprego da conjunção E em “Quando ficaram mais difíceis, apanhei uma vassoura velha numa caçamba de demolição ali perto E com ela verguei os galhos mais altos, engordando o saquinho.”, é correto afirmar que essa conjunção:

Compare o emprego do verboHAVERnas frases:

1. “HAVIA duas ou três circunstâncias a meu favor.”

2. “Ah, o que a chuva e o sol HAVIAM feito em quinze dias...”

A respeito das circunstâncias em que o verbo é empregado nas frases acima, analise os itens a seguir:

I. O verbo HAVER, na frase 1, é impessoal, não flexionável, por isso permanece na terceira pessoa do singular.

II. Em ambas as frases o verbo HAVER funciona como “existir”, por isso deve concordar com os termos aos quais se referem.

III. O uso do verbo HAVER, na frase 2, está correto porque esse verbo, quando funciona como verbo auxiliar (integrante dos tempos compostos), tem sua flexão normal, qual seja, de pessoa, de tempo, de modo.

Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis