Questões de Português da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da FEPESE

Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento


Analise as afirmativas abaixo:
1. Há algumas palavras no texto que caracterizam como animais as pessoas descritas. 2. As pessoas eram conformadas com a condição que tinham para viver. 3. Na frase: “via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço”, há uma colocação pronominal que poderia ser em próclise. 4. Na frase: “os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo”, há um pleonasmo vicioso. 5. A frase: “As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante” é um período composto por orações coordenadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento


Assinale a alternativa em que a expressão/frase está corretamente reescrita, considerando o sentido no texto.

Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento


Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre gêneros textuais.

( ) Os gêneros caracterizam-se pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, qualquer gênero serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa.
( ) Saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação.
( ) Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem.
( ) A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades planejadas pelo professor.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as afirmativas abaixo sobre Gêneros discursivos primários e secundários.
1. Durante o processo de sua formação, os gêneros secundários absorvem e transmutam os gêneros primários de todas as espécies, que se constituíram em circunstância de uma comunicação verbal espontânea.
2. Os gêneros primários, ao se tornarem componentes dos gêneros secundários, transformam-se dentro destes e adquirem características particulares. Exemplo disso é um diálogo que pode perder a sua relação com o ordinário contexto de comunicação quando se transforma em um texto artístico ou quando passa a fazer parte de um texto jornalístico.
3. Os gêneros secundários ao se comutarem perdem sua relação com a realidade existente e com a realidade dos enunciados alheios que são transformados para determinado uso.
4. Todo texto se organiza dentro de determinado gênero discursivo - primário ou secundário - em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam.
5. O professor precisa fazer com que os alunos assimilem ou até mesmo decorem quais são as características e, inclusive, a estrutura de determinados gêneros discursivos secundários, a exemplo de um Editorial ou de um Conto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis