Questões de Português da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da CPCON

No Brasil, os falares das cidades litorâneas, que foram criadas ao longo dos séculos XVI e XVII, como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, entre outras, sempre tiveram mais prestígio que os falares das comunidades interioranas” (RICARDO-BORTONI, Stella Maris. Educação em Língua Materna: A Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 34). Neste sentido, pode-se afirmar que:
I- As cidades brasileiras receberam um contingente muito grande de portugueses e desenvolveram falares mais próximos dos lusitanos. II- Os fatores históricos, políticos e econômicos são os que conferem prestígio a certos dialetos ou variedades regionais e, consequentemente, alimentam rejeição e preconceito em relação a outros. III- O preconceito linguístico não é imperante na sociedade brasileira, tendo em vista que as pessoas, em geral, têm algumas ideias bem estabelecidas acerca da língua.
É VERDADE o que se afirma apenas em:

#Questão 876971 - Português, Sintaxe, CPCON, 2020, Prefeitura de Gurinhém - PB, Provas: Técnico em Enfermagem Agente Administrativo Fiscal de Tributos

Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão.

Fragmento I

“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento.
Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]” 

Fragmento II

“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.

Analise as estruturas em destaque em (1) e (2) abaixo, e responda ao que se pede:
1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...” 2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA.

Irandé Antunes, parafraseando Fernando Pessoa, diz: “Pobre língua escolar! Tantas vezes fora de voz e tão cheia de não ser nada!” (ANTUNES, Irandé. Muito além da Gramática: Por um ensino de língua sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. p. 24). Nesta perspectiva, é pertinente o alerta para que se afirme CORRETAMENTE que

Atente à afirmação abaixo e responda o que se pede.
A questão da formação do professor de Língua Portuguesa foi redimensionada. Da concepção tecnicista, passou-se para uma concepção interativa da linguagem, seguindo-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, é pertinente afirmar-se que:
I- O ensino de Língua Portuguesa deve somar-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II- O direcionamento do trabalho com Língua Portuguesa requer um contínuo entre oralidade e escrita, cujos usos sociais devam conduzir os alunos a situações de interação nas diversas situações de comunicação. III- O eixo educação literária exerce uma estreita relação com o eixo leitura, predominando o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades de compreensão e interpretação de textos.
É CORRETO o que se afirma em:

Atente ao texto abaixo e responda o que se pede.
No poema “Procura da poesia”, Drummond escreve:

“Penetra surdamente no reino no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calam, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consuma
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio. [...]
Nesta estrofe entende-se que:
( ) A própria palavra está em silêncio antes de transfigurar-se, aguardando, silente, a revelação, o deslumbramento. ( ) A palavra está sempre explícita, existe em si, como se fora um signo auto-suficiente, que subsiste independente dos jogos das forças sociais. ( ) A palavra só existe no contraponto das relações, nas quais entram não só quem escreve ou fala e quem lê ou ouve, mas também, os que compõem toda uma ampla e intricada teia de formas de sociabilidade.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis