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#Questão 876932 - Português, Interpretação de Textos, CPCON, 2020, Prefeitura de Tenório - PB, Professor Educação Básica II - Língua Portuguesa

As charges são poderosos veículos de comunicação, constituindo um gênero multimodal que alia a força das palavras a imagens e bom humor.
Da leitura da charge a seguir,
-In: google.com/search?=charges+sobre linguaportuguesa.
é CORRETO afirmar que
I- as imagens aliadas ao texto verbal sinalizam o receio da mãe, em relação à violência na escola. II- a construção discursiva do texto multimodal explicita uma crítica em relação ao valor e às condições em que se encontra a escola atualmente. III- a violência na escola afeta apenas o aluno, sendo o professor preservado, em razão de sua imagem como profissional da educação.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

“Sob o manto da correção, faço do outro, que produziu o trabalho, um simples procurador de meus próprios valores”. (BARTHES, Roland. In: Revista Língua Portuguesa. Ano 9. Nº 98, dezembro 2013, p. 07).
Analise as proposições abaixo:
I- A linguagem, de todos os instrumentos de controle e coerção social, talvez seja o mais complexo e sutil, apresentando-se com um entranhado preconceito social. II- A língua não pode ser vista tão simplistamente como uma questão, apenas, de erros e acertos de questões gramaticais. III- A constatação de que só se aprende a língua na escola é uma argumentação comprovada.
È CORRETO o que se afirma apenas em:

Partindo do princípio bakhtiniano, só através de trocas enunciativas instauradas NA e PELA interação verbal é que os sujeitos constituem a sua linguagem. Dentre as proposições abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com esse princípio:
I- Ao nos apropriarmos da língua, tomamos posse do conteúdo ideológico e da história que construímos, em um movimento que faz a língua circular entre sujeitos interdiscursivos, entre linguagens sociais e estilos. II- Por meio da linguagem, ampliamos nossas interações, negociamos sentidos, trocamos conhecimento nos aproximamos dos discursos dos outros e produzimos, também, nossos discursos. III- A partir de um horizonte dialógico é convincente centrar nosso olhar sobre as práticas discursivas que se instauram como um fio dialógico/ideológico que se interconecta em aspectos sociais, históricos e culturais.
A alternativa CORRETA é:

Quando um e-mail é dirigido a uma pessoa com quem temos intimidade, podemos abreviar algumas palavras como, por exemplo: também (tb), quando (qdo), porque (pq), você (vc) etc. Tendo como parâmetro essa situação de uso da vírgula, é CORRETO o que se afirma em:

Avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições a seguir sobre a estrutura do enunciado:
“Se toque. Acura do câncerpode estar em suas mãos”. (In: ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro e Interação. São Paulo: Parábola, 2003, p. 132).
( ) A construção linguística do enunciado apresenta um desvio da norma culta da língua, sendo incompatível com o gênero “anúncio publicitário”. ( ) O objetivo do gênero textual é atingir o maior número de pessoas por força da persuasão, por isso o emprego de um registro mais próximo do informal. ( ) A elaboração do anúncio enseja uma análise discursiva sobre a duplicidade de sentido do enunciado.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

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