Questões de Língua Portuguesa da CETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da CETRO

#Questão 402365 - Língua Portuguesa, Pontuação, CETRO, 2006, TCM/SP, Auxiliar Técnico de Fiscalização

Texto de apoio para a questão 9.

De acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa em que os termos destacados estejam corretamente justificados:

I. O cliente Gercino Machado Parreira, presidente de uma entidade associativa em Palmas (TO), afirmou que a ofensa lhe trouxe graves problemas, porque é conhecido na cidade.

II. Sustentou, ainda, que o valor da indenização foi excessivo.

III. O ministro Jorge Scartezzini, relator do caso, entendeu que o valor da indenização foi realmente excessivo e o reduziu para R$ 6 mil.

#Questão 403464 - Língua Portuguesa, Pontuação, CETRO, 2006, TCM/SP, Agente de Fiscalização (Prova 1

A justificativa correta sobre o emprego da vírgula, no período "Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados" , é

Leia as orações abaixo para responder a esta questão:

I. Toda essa nebulosidade é formada pelo acoplamento de uma frente fria que está no litoral de São Paulo.

II. Uma extensa faixa de nuvens, a qual está carregada, estende-se desde o Paraná até o Acre.

III. Nuvens tropicais formadas pelo tempo quente e úmido causam várias pancadas de chuva no Amazonas, no Pará, em Roraima e no Amapá.

IV. A permanência dessa junção por pelo menos cinco dias, define a Zona da Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Foram retiradas do texto acima algumas frases, sobre as quais foram feitas algumas considerações, no entanto, uma das considerações está em desacordo com as regras gramaticais. Assinale-a.

Erro milionário de digitação derruba presidente da Bolsa de Tóquio Terça, 20 de Dezembro de 2005, 6h54 Fonte: AFP

 

O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).

Assinale a alternativa em que o plural esteja erroneamente grafado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis