Questões sobre Termos da Oração

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Termos da Oração

Julgue o item abaixo, com relação à ordem dos termos linguísticos nesse fragmento de poema.

Se os versos do fragmento fossem reescritos na ordem sujeitoverbo- complemento verbal-adjunto adverbial, a versão correta seria: No palácio da Cachoeira/Joaquim Silvério começa/ a redigir sua carta/ com pena bem aparada.

No que se refere à estrutura linguística e vocabular do texto, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista sintático, pode-se atribuir à expressão “à namorada” (v.11) a função de complemento da forma verbal “trazia” (v.10) ou do nome “amor” (v.10); em ambas as possibilidades de interpretação, o sentido do período permanece o mesmo.

Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.

O período ‘Não é difícil governar a Itália’ (l.1) é composto por duas orações, ambas sem sujeito.

Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.

O complemento do verbo “descobrir” (l.6) não está explícito no texto, devendo ser inferido pelo leitor.

Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.

De acordo com a prescrição gramatical, o emprego de verbos flexionados na terceira pessoa do plural constitui forma de se indeterminar o sujeito da oração, à semelhança do que ocorre em “que zombavam dele” (l.22), oração cujo sujeito é indeterminado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis