Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s)

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Listagem de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s)

Analise as assertivas que seguem:

I. A palavra ‘caixa’ (l.07) está sendo usada de maneira conotativa.

II. A alteração de ‘caixa’ (l.07) por cofre produziria uma sinestesia na frase em que se insere.

III. ‘um diálogo cortês e ágil’ (l.28) é uma hipérbole, pois deforma a verdade, visando um efeito expressivo.

Quais estão incorretas?

Analise as propostas de alteração de frases do texto.

I. Supressão de no exterior (l.05).

II. Inserção de ‘muitos’ imediatamente após números (l.07).

III. Alteração de torna (l.13) por ‘enceta’.

IV. Transferência de de informação (l.31) para imediatamente após serviços e processos (l.31).

Quais causam alteração semântica?

Observe as propostas de reescrita de frases do texto.

I. “Assim, como desdobramento da política fiscal, a política tributária trata do nível e distribuição da carga de tributos e da estrutura e modelagem tributárias” (l.18-19) – Da mesma forma que ocorreu com o desdobramento da política fiscal, é preciso que a política tributária se relacione com níveis de distribuição de cargas tributárias altas, bem como as estruture e modele.

II. “O foco nas atividades de fiscalização, arrecadação e cobrança tem caracterizado a atuação atual da Receita Estadual” (l.23-24) – As principais atividades que têm caracterizado a hodierna atuação da Receita Estadual são relacionadas à fiscalização, com ênfase na arrecadação e na cobrança.

III. “Hoje, o órgão age preventivamente na convergência de interesses e busca o cumprimento voluntário do pagamento do tributo como meta prioritária” (l.25-27) – Atualmente, age-se preventivamente em relação à tendência de unir interesses do órgão e dos voluntários, que pagam tributos como metas prioritárias.

Quais alteram o sentido original?

Em: “... está ainda mal desenhado, com contornos borrados.” (§ 3), “mal” tem o mesmo valor significativo que em:

Analise as propostas de alteração de palavras do texto, assinalando M para as que mantêm o sentido e A para as que o alteram, desconsiderando eventuais necessidades de adequação na estrutura dos períodos em que se inserem.

( ) ‘socializar’ (l.03) por sociabilizar.

( ) ‘fissurados’ (l.09) por fendidos.

( ) ‘paradoxo’ (l.12) por metáfrase.

( ) ‘performance’ (l.15) por incipiência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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