Questões sobre Redação Oficial

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Na redação oficial há três tipos de expedientes: ofício, aviso e o memorando, que se diferenciam pela finalidade do que pela forma. Na uniformalização desses expedientes, pode-se adotar uma diagramação única, denominada de padrão ofício. Desse modo, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: I – Tipo e número do expediente.

II – Local e data.

III – Assunto.

IV – Destinatário.

V – Texto.

VI – Fecho.

VII – Assinatura do autor da comunicação.

VIII – Identificação do signatário.

Está correta a alternativa:

Analise as afirmativas abaixo em relação ao emprego das características fundamentais da Redação Oficial e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A padronização implica a imediata compreensão com o mínimo de palavras.

( ) A concisão e clareza referem-se ao uso de papéis e à correta diagramação do texto.

( ) A compreensão de atos e comunicações oficiais é dificultada com o uso de jargão técnico.

( ) O tratamento impessoal decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica.

A sequência correta é

Analise estas afirmativas sobre aspectos gerais da redação oficial, contidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos, não se deve empregar, em nenhuma circunstância, a linguagem técnica, pois ela só é inteligível àqueles que com ela estejam familiarizados.

( ) O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o presidente da República; e “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

( ) O memorando é a modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de órgãos diferentes e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.

( ) Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

Assinale a sequência CORRETA.

Considerando que, conforme o MRPR, a finalidade do fecho de comunicações oficiais é arrematar o texto e saudar o destinatário, assinale a opção que contém o fecho a ser empregado corretamente em correspondência oficial a ser subscrita por um delegado de polícia civil e remetida para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

Para que o documento apresentado no texto CG1A2AAA atenda às normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) para a redação de comunicações oficiais, é necessário, entre outras alterações,

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