Questões sobre Redação Oficial

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Listagem de Questões sobre Redação Oficial

Os documentos a seguir são tipos de comunicações de Atos Oficiais. Analise as definições apresentadas nas assertivas a seguir:

I. Ata – correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.

II. Certidão – correspondência que se assemelha ao atestado, mas que não deve ser expedido por órgãos públicos. É um documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou observação.

III. Circular – correspondência interna utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.

IV. Memorando – correspondência com caráter informativo ou propositivo dirigindo um expediente ao presidente da República ou ao vice-presidente.

V. Ofício – correspondência oficial expedida por e para autoridades públicas com a finalidade de tratamento de assuntos de serviços oficiais de interesse da administração pública entre si e também utilizado com particulares.

Assinale a alternativa verdadeira.

Analise:

“Justificou que esse procedimento era possível no sentido da aplicabilidade do inciso II do art. 11 da Resolução nº 046/CUn/2014, o qual permitia que os docentes em regime de vinte horas de qualquer departamento poderiam ser temporariamente vinculados ao regime de quarenta horas, sem dedicação exclusiva, após a verificação de inexistência de acúmulo de cargos e da existência de recursos orçamentários e financeiros para as despesas decorrentes dessa alteração. Considerando-se em caráter especial o que constava do inciso II, que era a possibilidade de participação em outras ações de interesse institucional, desde que fossem definidas pelo Conselho Universitário”. No caso da redação do texto acima, trata-se:

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, estas são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre elas é que uma é expedida exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que a outra é expedida para e pelas demais autoridades. Ambas têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso da segunda, também com particulares. É correto afirmar que as modalidades de comunicação mencionadas acima são, respectivamente:

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, sendo, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Trata-se do(a)

Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

II) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade.

III) É inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

IV) A redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem.

V) A redação oficial deve caracterizar-se pela informalidade e uniformidade.

Estão corretas:

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