Questões sobre Redação Oficial

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Listagem de Questões sobre Redação Oficial

A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.

O relatório é um documento que apresenta relato minucioso de determinada situação que exige investigação, análise ou descrição. No fecho desse tipo de expediente é correto o emprego da expressão Nestes termos, pede deferimento, uma vez que o relatório também pode conter recomendações de medidas cabíveis para solucionar eventuais problemas mencionados.

A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.

A redação de expediente diz respeito à elaboração de diversos tipos de documentos que são escritos no ambiente de trabalho, sejam eles, por exemplo, requerimentos, declarações, cartas pessoais ou ofícios.

A respeito da redação de expedientes, julgue os itens abaixo.

Considere que um funcionário da CER seja responsável pelas atas referentes a reuniões administrativas do departamento em que está lotado. Nessa situação, é correto afirmar que o funcionário, no momento de lavrar as atas, deve cuidar para que elas relatem os fatos ocorridos nas respectivas reuniões, de forma resumida e objetiva, e não contenham rasuras, borrões nem linhas em branco.

#Questão 394736 - Língua Portuguesa, Redação Oficial, ACAFE, 2004, MPE/SC, Técnico do Ministério Público

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Analise as afirmações abaixo:

( l ) Um ofício deverá ser escrito em três partes: um parágrafo de início, um parágrafo de desenvolvimento, ou o do assunto propriamente dito, e um parágrafo de encerramento.

( ll ) Ofício, o aviso e memorando são três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma, podendo-se adotar uma diagramação única chamada de padrão ofício.

( lll ) Em comunicações oficiais, também é correto o uso do tratamento digníssimo (DD) para Deputados Federais e Senadores.

( lV ) Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

Todas as afirmações acima, que estão corretas, se encontram na alternativa:

 

Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.

Considerando que “Memorial” é “um documento escrito relativo às lembranças, às vivências de alguém, visando ao pleito de algum benefício”, para que o texto acima pudesse ser assim classificado e servisse à finalidade a que se propõe, deveria estar redigido na forma verbal do pretérito perfeito do indicativo.

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