Questões sobre Pronome

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pronome

Ainda a respeito dos sentidos e das estruturas lingüísticas do texto ao lado, de Alfredo Ruy Barbosa, julgue os itens que se seguem.

A oração iniciada pelo pronome “que” (l.12) tem função adjetiva restritiva.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Em “nem o intimidam” (l.4), “o” é pronome que se refere ao antecedente “arbítrio” (l.3).


Em relação às idéias e estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Em “defendê-lo” (l.45), o pronome “-lo” refere-se a “povo” (l.43).

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Os dois termos “por que”, que aparecem em “por que me invade” (l.22) e em “por que já passei” (l.23) são analisados, respectivamente, como: preposição por + pronome interrogativo que; preposição por + pronome relativo que.

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Afirma o filólogo Martinz de Aguiar que a colocação dos pronomes átonos em português “obedece a um complexo de fatores, fonético (rítmico), lógico, psicológico (estilístico), estético, histórico (...)”. Em conformidade com tal afirmação, estão corretas as seguintes reescritas de construções lingüísticas do texto: vier a se consumar / “vier a consumar-se” (l.8); é o caso de me perguntar / “é o caso de perguntar-me” (l.20); se deveria envaidecer-me / “se me deveria envaidecer” (l.21).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis