Questões sobre Morfologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Morfologia

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questão.



(Disponível em: Correio do Povo, 6 de junho de 2017. Cidades - texto adaptado especialmente para esta prova.)
Assinale a alternativa em que o adjetivo, no contexto, modifica um advérbio.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.



(Disponível em https://www.contioutra.com/a-dor-de-se-sentir-invisivel/ – Texto adaptado especialmente para esta prova.)

O termo “diferente” (l. 37) é decorrente do processo de formação de palavras denominado derivação:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.



(Disponível em https://www.contioutra.com/a-dor-de-se-sentir-invisivel/ – Texto adaptado especialmente para esta prova.)

No excerto “No entanto, há um outro tipo de invisibilidade que contraria toda possibilidade de alcançar algum poder”, a locução conjuntiva sublinhada exprime uma ressalva. Para que, ao contrário disso, ensejasse uma conclusão, deveria ser substituída por:


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “raivoso” (l. 04):
I. A palavra em destaque é um substantivo masculino singular. II. O vocábulo estabelece relação de concordância com a palavra “fantasma” (l. 04). III. Um sinônimo possível seria a palavra “sereno”.
Quais estão corretas?


Conforme Bechara, a língua possui unidades que têm por missão reunir orações num mesmo enunciado. Essas unidades são tradicionalmente chamadas conjunções, que se repartem em dois tipos: coordenadas e subordinadas. Sobre tais unidades, avalie as afirmações que seguem:
I. As conjunções coordenadas reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático: dizem-se independentes umas das outras e, por isso mesmo, podem aparecer em enunciados separados. II. As conjunções subordinadas, assim como as coordenadas, têm a missão de assinalar que as orações que poderiam ser autônomas se inserem num enunciado simples em que elas (as orações) agregam a característica de enunciado ao conjunto, para exercer, num nível de estruturação gramatical, a função de palavra. III. As conjunções subordinativas ligam duas orações, subordinando uma à outra. Com exceção das integrantes, essas conjunções iniciam orações que traduzem circunstâncias como causa, condição, finalidade, dentre outras.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis