Questões sobre Morfologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Morfologia

Em relação aos aspectos gramaticais e aos sentidos do texto apresentado, julgue o item.

Na linha 25, o termo “desenvolvida”, pertencente à classe dos adjetivos, concorda, em gênero e em número, com o vocábulo “amônia”. 

#Questão 1057019 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.

Paisagem do Capibaribe 

Entre a paisagem

o rio fluía

como uma espada de líquido espesso.

Como um cão

humilde e espesso.

Entre a paisagem

(fluía)

de homens plantados na lama;

de casas de lama

plantadas em ilhas

coaguladas na lama;

paisagem de anfíbios

de lama e lama.

Como o rio

aqueles homens

são como cães sem plumas

(um cão sem plumas

é mais

que um cão saqueado;

é mais

que um cão assassinado.

Um cão sem plumas

é quando uma árvore sem voz.

É quando de um pássaro

suas raízes no ar.

É quando a alguma coisa

roem tão fundo

até o que não tem).

(…) 

João Cabral de Melo Neto. O cão sem plumas. In: O cão sem plumas e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 



A partir da leitura do poema acima, julgue o item.


No trecho, ressalta-se o recurso da comparação, empregado para estabelecer conexões entre cão, rio e homens, por meio do uso da conjunção como.

#Questão 1057032 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na estrutura mórfica das palavras “momento” (linha 15), “conhecimento” (linha 5) e “desenvolvimento” (linha 18), destaca-se o sufixo –mente, formador de substantivos.

#Questão 1057033 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.


Magda Soares. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: Marcos Bagno (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 174-175 (com adaptações).



Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


Na linha 13, a preposição por, presente no termo “pelas condições sociais, econômicas, culturais”, está sendo usada para introduzir um agente da passiva. 

#Questão 1057041 - Português, Morfologia, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa - Edital nº 31

Texto para o item.


Gabriel Othero e Valdir Flores. O que sabemos sobre a linguagem? In: Gabriel Othero e Valdir Flores (org.). O que sabemos sobre a linguagem: 51 perguntas e respostas sobre a linguagem humana. São Paulo: Parábola, 2022, p. 10-11 (com adaptações)



Com relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.


As formas “pensar” (linha 6) e “saber” (linha 7) foram substantivadas pelo processo de conversão. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis