Questões sobre Interpretação de Texto

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Interpretação de Texto

As questões de números 10 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Quem tinha emprego passou a ter a profissão regulamentada. Melhorou de vida.

Continuaram na pobreza os que estavam fora do mercado de trabalho.</< EM>

As três afirmativas encontram-se unidas num só período, com correção e clareza, mantendo o sentido original do texto, em:

Todas as alternativas contêm afirmações que servem para reforçar, no texto, a idéia de que a ciência é amoral, EXCETO:

Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Alerta verde

 A extinção de grandes áreas de vegetação nativa e a destruição de rios importantes são algumas das principais ameaças de desastres ecológicos no Brasil. Por trás disso tudo está, claro, a ação humana. "Estamos alterando ciclos importantes do planeta. E isso acontece no Brasil em função das atividades econômicas, como em todo país desenvolvido", diz o coordenador de qualidade ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A construção de hidrelétricas já afetou bastante um dos principais rios brasileiros, o São Francisco. A vegetação em volta dele desapareceu e, segundo a Conservação Internacional, isso tem provocado o assoreamento - a obstrução por sedimentos - de alguns trechos, pois até mesmo chuvas simples causam deslizamentos das margens. Outro problema é a introdução, no rio, de peixes de hábitats diferentes, o que já provocou um sério desequilíbrio ecológico e a extinção de várias espécies que o habitavam.

Os efeitos de alguns desses problemas - como a destruição das florestas, da fauna e da flora - poderão só ser sentidos num futuro distante. Mas há também as conseqüências que podem estourar a qualquer momento, deixando uma região em situação crítica após, por exemplo, um vazamento de um oleoduto ou de uma usina nuclear. As ameaças de acidentes ecológicos são tão sérias que mobilizam várias organizações não-governamentais (ONGs), todas desenvolvendo projetos para contornar os problemas e tentar abrir os olhos dos governantes enquanto há tempo. Esse tipo de fiscalização é fundamental e dá resultados.

(Adaptado de Mundo estranho, agosto de 2004, p. 34)

No texto, a referência à situação do rio São Francisco

As questões 01 a 03 referem-se ao texto a seguir.

 Sempre que há um recrudescimento do terrorismo é natural que se procure uma explicação lógica para as atrocidades. Nesses momentos entra em ação um mecanismo de defesa, já estudado pela ciência, que ajuda as pessoas a tocar a vida, depois de verem cenas terríveis nos noticiários de televisão ou em fotografias de jornais e revistas. Esse mecanismo aparece, muitas vezes inconscientemente, nas rodas de conversa em família e no trabalho e mesmo nas argumentações de diplomatas e analistas experimentados. Quem não ouviu dizer que o brasileiro Sérgio Vieira de Mello foi morto em Bagdá porque os Estados Unidos invadiram o país e os iraquianos, furiosos com a situação, reagem contra todos os ocidentais? Esse tipo de racionalização é ilusório. "O terrorismo se nutre das justificativas que tiram dos ombros de seus autores o peso moral do crime que cometem", escreveu o americano Walter Laqueur, um dos mais respeitados estudiosos do fenômeno do terrorismo. Laqueur sustenta que cada ato terrorista deve merecer condenação independentemente da motivação de seus perpetradores e da justeza da causa que defendem. "O terror é um mal em si. Ele atenta contra a civilização e, em última análise, contra os próprios terroristas. O terror é um predador que termina devorando a si próprio", diz Laqueur.

O texto considera ilusório(a):

As questões de 01 a 08 estão baseadas em pa-rágrafos adaptados do texto de Hugo de Brito Carvalho: O Refis como transação

Marque o período que constitui seqüência lógica do texto anterior.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis