Questões sobre Concordância/Flexão Nominal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Concordância/Flexão Nominal

 

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego da forma singular em “é um exportador” (l.8) é exigido pelo sujeito subentendido da oração: o ecoturismo.

 

A respeito do texto I, julgue os itens a seguir.

A retirada da expressão “nem mesmo” (l.2) preservaria a coerência e a correção gramatical do texto, mas enfraqueceria o argumento que mostra a fragilidade do consenso.

#Questão 575454 - Língua Portuguesa, Concordância/Flexão Nominal, CESPE / CEBRASPE, 2004, TCE/PE, Assistente Técnico de Informática e Administração

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Mantém-se a coerência textual com o emprego do coletivo gente em lugar de "pessoas" (L.10), mas será obrigatória a substituição do plural nos adjetivos "capazes" e "próprias", ambos na linha 11, para que seja preservada a correção gramatical.

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

No século XIX, ...... apenas definir algumas áreas fronteiriças, que ...... por países vizinhos.

 As lacunas da frase apresentada acima devem ser corretamente preenchidas por:

Sobre concordância nominal, assinale a alternativa em que as palavras destacadas não concordam com o nome a que se referem, por serem palavras invariáveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis