Questões sobre Concordância/Flexão Nominal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Concordância/Flexão Nominal

“Sua vantagem é tanta que a prefeitura da Cidade do México lançou um programa de conservação hídrica que substituiu 350 mil vasos por modelos mais econômicos. As substituições reduziram de tal forma o consumo que seria possível abastecer 250 mil pessoas a mais. No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas na parede, que costuma ter um altíssimo nível de consumo. O ideal é substituí-las por outros modelos.”

Nesse segmento do texto 2, a forma verbal sublinhada que apresenta erro em relação à concordância é:

Releia o segundo parágrafo do texto, prestando atenção aos mecanismos de concordância empregados: “A maioria das entrevistadas (87%) considera os concursos para a magistratura imparciais. Passada a fase de ingresso, 14% delas relataram ter mais problemas nos processos de remoção e promoção do que os juízes. Na Justiça Federal, esse índice dobra (28%).”

Agora, assinale a única alternativa correta.

Em relação às lacunas das linhas 10, 12, 25 e 47, analise as assertivas que seguem, considerando as regras de concordância verbal e nominal.

I. A forma verbal parece completa corretamente a lacuna da linha 10, atendendo à regra gramatical.

II. A expressão podem ser divididos completa corretamente a lacuna da linha 12, visto o sujeito ser composto, representado pelos núcleos tempo e sociedade (l.12).

III. Na linha 25, o pronome oblíquo lhe preencheria corretamente a lacuna, atendendo à regência do verbo combater (l.25).

IV. A lacuna da linha 47 deveria ser preenchida por incorpora, visto que o sujeito da oração é o pronome relativo que, que retoma a expressão ‘tapeçaria’ (l.47).

Quais estão incorretas?

Ainda em relação ao Texto 1 e conforme a norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo.

I. A construção “constituir-se-á” (linhas 17-18) consiste numa mesóclise formada por verbo no futuro do presente do indicativo intercalada pelo pronome átono. Tal ocorrência justifica-se por não haver na frase razão para o emprego da próclise.

II. Na sentença Há dez anos seria difícil imaginar que a informática se tornasse tão popular [...], (linhas 23-24), o verbo “haver” é impessoal, sendo, portanto, nesse caso, usado invariavelmente na 3ª pessoa do singular.

III. Há erro de concordância verbal em O desenvolvimento surpreendente da eletrônica e das telecomunicações tem permitido sua gradativa massificação (linhas 21-23), uma vez que o sujeito é composto e está anteposto ao verbo.

IV. No fragmento Tudo isso representa, afinal, a caminhada para a sociedade da informação [...] (linha 30), o uso do pronome demonstrativo retoma “a caminhada para a sociedade da informação”.

Assinale a alternativa CORRETA.

A substituição de As sociedades (l. 13) por A sociedade acarreta a modificação, para fins de concordância, de quantas outras palavras no seguimento que vai da linha 13 à linha 17?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis