Questões de Língua Portuguesa do ano 2020

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2020

#Questão 846983 - Língua Portuguesa, Morfologia - Verbos, COPESE/UFPI, 2020, ALEPI, Assessor Legislativo - Taquigrafia

Texto II

Leia atentamente o texto II e responda a questão.



A organização discursiva passa pela escolha adequada dos tempos verbais. As formas verbais “prometera” (linha 36) e “acontecera” (linha 37), indicam:

Texto II

Leia atentamente o texto II e responda a questão.



Considerando-se o contexto da enunciação, um dos sentidos possíveis para a frase “carona, só de saia” (linha 19) é:

Texto II

Leia atentamente o texto II e responda a questão.



Considerando-se o contexto enunciativo, assinale a opção que apresenta sinônimos para as palavras “opilado” (linha 13); “estupefato” (linha 20) e “atônito” (linha 33).

Texto I

O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..

Chave da transcrição:

Barra oblíqua simples (/) – pausa breve 

Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa 

Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno 

... – hesitação 

? – interrogação

! – exclamação

Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios

Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos 



No tocante à atividade de transcrição de textos exercida pelo taquígrafo, é INCORRETO afirmar:

Texto I

O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..

Chave da transcrição:

Barra oblíqua simples (/) – pausa breve 

Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa 

Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno 

... – hesitação 

? – interrogação

! – exclamação

Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios

Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos 



A repetição de termos como “... eu... eu... eu...” (linha 13), “eh/... eh.../” (linha 18) e “o.../ o.../ o.../” (linha 27) expressam:

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