Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

Considere as seguintes afirmativas a propósito das relações sujeito/predicado no segundo parágrafo do texto.

1. “É irrelevante” (linha 10) tem como sujeito “que entrem na faculdade, que ganhem muito ou pouco dinheiro, que sejam bem-sucedidos na profissão” (linhas 10-11).

2. “É esperar...” (linha 11) tem como sujeito elíptico “felicidade” (linha 11).

3. O sujeito elíptico de “não for suficiente” (linha 12) corresponde a “que consiga cumprir todos os desejos e ambições” (linhas 12).

4. O sujeito elíptico de “for pouco” (linha 13) corresponde a “que o filho sinta prazer nas pequenas coisas da vida” (linha 12).

Assinale a alternativa correta.

Sobre as orações “estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores” e “haverá degola em praça pública” é correto afirmar:

1. A oração “Estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores” tem sujeito indeterminado.

2. Jovens assassinos e estupradores” é o sujeito da oração “estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores”.

3. O termo “em praça pública é o adjunto adverbial de lugar da sentença “Haverá degola em praça pública”.

4. “Haverá degola em praça pública” é uma oração sem sujeito.

Assinale a alternativa correta.

Considere as seguintes afirmações sobre a formação de palavras no texto.

I - A palavra apaixonamento (l. 11) é um substantivo derivado de verbo.

II - A palavra somente (l. 20) é um advérbio formado por derivação prefixal.

III - A palavra impossível (l. 25) é um adjetivo formado por derivação sufixal.

Quais das afirmações acima estão corretas?

#Questão 613902 - Língua Portuguesa, Sintaxe, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

Considere as afirmações a seguir a respeito da utilização de expressões no texto.

I - A expressão essa versão narrativa (l. 27) faz referência à versão daqueles que manipulam os índios em suas manifestações de descontentamento.

II - A palavra ali da linha 44 faz referência ao local onde houve o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse em favor de um fazendeiro.

III - A palavra ali da linha 57 faz referência às terras dos índios mundurucus.

Quais estão corretas?

#Questão 613903 - Língua Portuguesa, Sintaxe, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

Assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis