Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Os termos “semiologia” (do francês semiologie) e “semiótica” (do inglês semiotics) estão ligados, respectivamente, aos trabalhos de:

Na década de 1950, com a publicação da obra Estruturas sintáticas, surgiu outra maneira de analisar a linguagem, entendendo que a estrutura gramatical das línguas é um reflexo de um modelo formal de linguagem preexistente às línguas naturais. Isso pressupõe:

I. o inatismo;

II. a modularidade da mente;

III. a vinculação dessa concepção à corrente filosófica do idealismo;

IV. a consideração, pelos adeptos dessa corrente, da linguagem como um sistema autônomo, associada à lógica universal, deixando de lado aspectos sociointerativos.

Dos itens acima mencionados somente:

Um famoso linguista suíço ressaltou a noção de que a língua é um sistema, permitindo que, mais tarde, se examinasse detidamente como esse sistema se organiza, se estrutura, donde o nome “estruturalismo” aplicado à nova maneira de se analisar uma língua. Esse linguista é:

O conjunto das interpretações e descrições dos modos de funcionamento de uma língua é chamado de “gramática”. Entre as várias concepções do termo tomado nesse sentido, temos as gramáticas:

Afirmar que a linguagem humana é articulada, diferentemente da dos animais, quer dizer que os enunciados produzidos em uma língua podem ser desmembrados em partes menores, uma vez que resultam da união de elementos, que dão alguma informação sobre o sentido do vocábulo ou sobre sua estrutura gramatical. Como podemos ver em Martelotta, esses elementos se identificam com radicais, vogais temáticas, prefixos, sufixos e desinências e constituem a menor unidade significativa da estrutura gramatical de uma língua. São eles os:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis