Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Julgue os itens de 96 a 100, adaptados de texto publicado no caderno Opinião do jornal Correio Braziliense, em 16/11/2012, de acordo com a prescrição gramatical, ortografia, acentuação gráfica e com os princípios de coesão e coerência textuais.

A renda familiar está associado ao nível de ensino. No Brasil, quem possui diploma universitário chega a ganhar 167% mais do que quem concluiu apenas o ensino médio. Quem possui mestrado ou doutorado, ganha, em média, 426% mais, comparando à quem têm apenas ensino médio.

A respeito de aspectos linguísticos desse texto, julgue os próximos itens.

O primeiro período do texto poderia ser reescrito, com correção gramatical e de acordo com as ideias do parágrafo, da seguinte forma: Passados aproximadamente sete anos, ainda que conversássemos em mesa de bar sobre o futuro de Vitória, eu e alguns amigos decidimos solicitar audiência ao secretário responsável pelo desenvolvimento municipal.

A respeito de aspectos linguísticos desse texto, julgue os próximos itens.

O segundo período do último parágrafo do texto poderia ser reescrito, de acordo com a prescrição gramatical e garantindo-se o paralelismo sintático, da seguinte forma: É trabalho para ser conduzido com máximo rigor técnico, muito bom senso e total isenção, e seus resultados, avaliados em audiências públicas específicas, sem açodamentos, livres de más influências.

A frase redigida de acordo com a norma-padrão é:

#Questão 382543 - Língua Portuguesa, Usos da Norma Padrão Culta, FCC, 2012, TJRJ/RJ, Analista Judiciário (Sem Especialidade)

Atente para as afirmações a respeito da frase transcrita abaixo.

Ocultamo-lo da visão porque nos aflige; e se nos é agradável, lamentamos vê-lo escapar.

I. Os elementos grifados referem-se a um mesmo antecedente, ou seja, o presente.

II. Os verbos ocultar, afligir e lamentar estão flexionados nos mesmos tempo e modo.

III. Mantendo-se a correção e a lógica, o segmento porque nos aflige pode ser substituído por porquanto que aflige a nós.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis