Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Analise as afirmativas sobre o Modernismo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É consenso entre os historiadores descrever o movimento com três fases distintas e bem separadas: de 22 a 30, de 30 a 45 e de 45 até nosso dias;

( ) Foi sintetizado, por Mario de Andrade, na conferência célebre de 1942, por três princípios: atualização da inteligência nacional, estabilização de uma consciência critica nacional e direito permanente à pesquisa estética;

( ) Há coincidência entre o evento político- início da atividade tenentista – e o literário – a Semana de Arte Moderna, um pregando renovação de costumes políticos e outro pregando renovação artística.

( ) Modernismo e Tenentismo surgem paralelamente e mantém contato acirrado, realizando ações conjuntas que demonstravam uma visão bastante homogênea entre representantes os políticos e os artistas.

( ) É razoável compreender o momento histórico da década de 20 como aquele em que artistas e militares representavam, ainda que inconscientemente, a mesma linha de aspirações de renovação do país.

Cruz e Sousa é considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira e talvez seja nosso poeta simbolista de maior destaque. A seu respeito é correto afirmar que:

.”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano”

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.

( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente.

( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.

( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.

( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.

Analise as afirmativas abaixo, sobre o clássico romance de Machado de Assis e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Não, não, a minha memoria não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circustâncias. (...) Como eu invejo os que não esqueceram a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei ontem. Juro só que não eram amarelas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confusão. (...) É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas.” (Dom Casmurro, Machado de Assis, capitulo LIX)

I. Escrito em terceira pessoa, constrói uma narrativa de onisciência narrativa, na qual não há espaço para dúvidas sobre os motivos da separação entre Bento e Capitolina;

II. A famosa expressão “olhos de ressaca” é atribuída aos olhos de Capitu, quando observava o cadáver de Escobar, supostamente com expressão de dor tal qual a de Sancha, viúva do morto.

III.Quando o narrador diz: “Eu confessarei tudo que importar à minha história”colabora para reforçar a ambiguidade da afirmação sobre a infidelidade de Capitu, posto que o romance é escrito pelo narrador que é também personagem, portanto, implicado subjetivamente em todos os acontecimentos relatados.

Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis