Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

#Questão 468157 - Língua Portuguesa, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Considerando o emprego de elementos coesivos e a correção gramatical, julgue os itens seguintes, que correspondem a trechos adaptados de texto da revista CartaCapital de 31/8/2011.

Uma leitura possível é que as velhas potências do Atlântico Norte tenham vencido a primeira batalha de uma nova Guerra Fria. Se consolidarão essa vitória, só o tempo dirá: Kabul e Bagdá mostraram que uma invasão bem-sucedida pode ser apenas o começo de uma longa dor de cabeça, posto que as mineradoras que esperavam grandes lucros do Afeganistão e as petroleiras que sonhavam torná-lo um caminho alternativo para os oleodutos da Ásia Central já devem ter desistido da intenção, e as empreiteras e petroleiras anglo-americanas que esperavam ver o Iraque transformando em paraíso neoliberal enfrentam hoje o terrorismo, o fundamentalismo e os conflitos étnicos e sectários, ao lado de um governo precário e dominado por xiitas simpáticos ao Irã.

#Questão 468159 - Língua Portuguesa, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Considerando que os itens de 115 a 117 correspondem a partes sucessivas e adaptadas do texto Contra o Fanatismo, de Amós Oz, julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos coesivos.

O século XX erodiu e destruiu essas e outras certezas. A perda dessas certezas elementares pode ter provocado o meio século mais carregado de ideologias, seguido do meio século mais ferozmente egoísta, hedonista e voltado para aparatos mecânicos.

#Questão 468161 - Língua Portuguesa, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Considerando que os itens de 115 a 117 correspondem a partes sucessivas e adaptadas do texto Contra o Fanatismo, de Amós Oz, julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos coesivos.

Quase todos no mundo, há cerca de duzentos anos, sabiam que iam passar a vida ali onde tinham nascido. Todos sabiam que iam ganhar a vida fazendo o que seus pais faziam. E todos sabiam que, se se comportassem bem, iriam ser transpostos para um mundo melhor após a morte.

#Questão 468163 - Língua Portuguesa, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Nos itens seguintes, são apresentados trechos de texto adaptado da revista VEJA de 13/7/2011. Julgue-os com relação à correção gramatical e ao emprego de elementos coesivos.

Com tanta tradição e esbanjando saúde (lucro líquido de 64 milhões de dólares em 2010), como se explica o fim do jornal? Essa é uma história de suicídio. Murdoch o fechou para tentar conter a sangria produzida por mais de uma década de mau jornalismo, durante a qual a direção criou, na redação, uma equipe de espionagem que quebrava o sigilo telefônico e postal não apenas de artistas, políticos e nobres, mas de cidadãos sem nenhum poder ou projeção. Esses espiões violavam a caixa postal de telefones fixos e celulares de familiares de vítimas de assassinato ou terrorismo e até de pessoas com parentes nas Forças Armadas destacados para missões no Iraque e no Afeganistão.

#Questão 468165 - Língua Portuguesa, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Nos itens seguintes, são apresentados trechos de texto adaptado da revista VEJA de 13/7/2011. Julgue-os com relação à correção gramatical e ao emprego de elementos coesivos.

A editora do jornal em 2002 foi acusada de ter ignorado um alerta de que um executivo do jornal emprestara carros e fotógrafos da empresa para que dois homens suspeitos de assassinato conseguissem reunir informações com o intuito de chantagear o policial que investigava o caso. Ela chegou a admitir, em depoimento ao Parlamento: “Nós compramos informações da polícia no passado”. Ao ser avisada que estava assumindo um crime ela recuou, sem perder a fleuma, dizendo que não era capaz de citar nenhum caso específico de suborno de policial. Sabe-se agora que o porta-voz do primeiroministro foi um dos que autorizaram as propinas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis